Cortei 1 coelho aos bocados (mentira, foi o sr. Fernando do talho quem cortou...) e coloquei-o, de um dia para o outro, numa marinada com 2,5 dl de vinho tinto, 5 dentes de alho às rodelinhas, 1 folha de louro, sal e 1 fiozinho de azeite com piripiri.
Quando a cebola ficou lourinha deitei os pedaços de coelho e mexi bem, para tomar o gosto.
Por fim, juntei a marinada e deixei cozer o coelho lentamente, em lume muito brando, com o tacho tapado e agitando, de vez em quando, para evitar que se pegasse.
Nos últimos 5 minutos, juntei uma mão cheia de cogumelos frescos, inteiros.
Deixa-se apurar o molho.
(esqueci de tirar foto no fim, quando fica todo apuradinho e com uma cor bem bonita...)
Fica a foto do restinho no fundo do tacho; pelo menos dá para ver a cor e o molho.
Acompanhei com batatas fritas às rodelas e salada verde, mas a APP diz que também fica bom com puré de batata ou arroz... ou batata cozida...
Vou contar 1 segredo: foi a partir deste coelhinho que passei a cozinhar em loiça de barro...
Adoro o coelho cozinhado dessa forma!
ResponderEliminarAninhas que belo coelhinho ainda bem que tenho um caseiro já vai para o tacho esta semana vou roubar a tua receita.um beijo Natércia...
ResponderEliminarQue belo coelho Anna, fiquei aqui a babar :))). Podes dizer-me como cozinhas no tacho a barro? Ou seja, o teu fogão é a gás? É que o meu é eléctrico e estou aqui a pensar se será boa idéia utilizar o barro... eu até agora só utilizei o barro no forno, e adoro porque acho que dá um sabor especial aos alimentos por isso se pudesse utilizar no fogão era fantástico!
ResponderEliminarBeijinhos
Tem um optimo aspecto pena eu não gostar de coelho.
ResponderEliminarJoaninha, o meu fogão é a gás.
ResponderEliminarSei que há umas bases que se colocam por baixo dos tachos no caso das placas vitrocerâmicas eléctricas, também devem ser boas para os fogões eléctricos.
A loiça de barro dá mesmo um saborzinho todo especial à comida.
Beijokas.
e será que ainda há uma perninha de coelho para mim? ou já cheguei atrasada?
ResponderEliminarE eu que não gosto de coelho acho que tem um óptmo aspecto...
ResponderEliminarBjs
Eu cá, sou do clube da Smas, mas acho que por palermice. Já não como coelho à cerca de 5 anos mas vendo estas tuas fotos e os ingredientes que utilizastes, fico a pensar se não ando a perder um belo petisco.
ResponderEliminarBeijo
k rico coelhinho anna ........então na caçarola de barro...melhor ainda...dá um sabor unico.........bjokas
ResponderEliminarAdoooro esteb coelhinho no tacho de barro!! Do que me foste lembrar! Bjs
ResponderEliminarMuito bom!!!
ResponderEliminarBeijinhos
Vou utilizar o teu tempero e a tua sugestão da loiça de barro, mas há de ser num franguinho...é que não sou capaz de comer coelho (manias)!
ResponderEliminarbjs
É meio-dia e e meia hora e eu vou ter de ir almoçar mais cedo depois de ter visto este teu prato.
ResponderEliminarQue delícia! Parabéns!
Humm que delícia!! Douradinho assim é um luxo só!! :)
ResponderEliminarOiiiii
ResponderEliminarO teu coelho deve estar divinal :)
Quanto ao queijo feta engorda horrores???? - É verdade engorda mesmo (risosss....), mas vou-te dar uma boa noticia: agora já há feta, magro e meio-gordo :)
Beijocas :)
Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.
ResponderEliminarquerida anna... o teu coelho está com um aspecto delicioso... apesar de eu não apreciar muito esse tipo de carne... a maneira de eu o comer ainda é grelhadinho com batata cozida .
ResponderEliminarBem, o aspecto diz tudo....Deve ser delicioso.beijinhos doces
ResponderEliminarAnninha, mesmo eu não comendo carne, parece que ficou muito saboroso!! essas batatinhas então, um ótimo acompanhamento para uma fã de batatas como eu :)
ResponderEliminarbeijos!!
Meu marido adora coelho. Vou mostrar a ele!
ResponderEliminarBeijinhos,
oi Anna, é a minha 1º vez aqui no seu blog, que blog legal, as fotos estão o máximo!!!Venha conhecer o meu blog, sou doidinha mas estou tentando fazer o certo!!!beijos e até mais!!!
ResponderEliminarCozinhar no barro é do melhor que há e já fiz esta receita e sei bem o que dizes!
ResponderEliminarBeijocas.
Este coelho está com um daqueles ares tão sucolentos que quase lhe sinto o cheirinho!
ResponderEliminarBjs