Estes cefalópodes nem eram pequenitos, nem muito grandes...
... eram mesmo é deliciosos!
Arranjei os chocos, deixando-lhes alguma tinta.
Temperei-os com umas pedrinhas de sal e alho em pó.
Coloquei-os no grelhador eléctrico já bem quente e deixei-os grelhar... de um lado e do outro.
Entretanto, coloquei batatinhas bem lavadas com a casca e polvilhadas de sal no micro-ondas, durante 15 minutos a 800 W.
Coloquei azeite numa frigideira com 5 dentes de alho esborrachados e deixei aquecer.
Retirei os chocos do grelhador e as batatas do micro-ondas e coloquei tudo dentro do azeite bem quente.
Polvilhei com bastantes coentros picados (claro que pode ser salsa...).
Não se pode esquecer o pão para ensopar no molhinho...
You have some great looking food on your blog!
ResponderEliminarVery good food!
EliminarGrelhados não gosto muito, prefiro doutras maneiras. lol
ResponderEliminarAdoro choquinhos grelhados !
ResponderEliminarBeijinhos
Ora Winnie, quando te dá para seres esquisitinha, não há nada a fazer... Acho que te ías dar bem aqui em casa, dava para fazerem 1 clube - lol!
ResponderEliminarBeijinhos.
Adoro ...estão com uma cara ótima....Anna vc definitivamente é a rainha do oceano....
ResponderEliminarBjcas.
Como eu gosto disto! Fritos, grelhados, pequenos ou grandes. O que interessa é que caiam no meu prato! :o)
ResponderEliminarAh, e quanto aos coentros, ando a "obrigar-me" a gostar disso. No outro dia comi um arroz de marisco polvilhado com coentros e até que não é tão mal. Mas ainda preciso de muitas repetições para ficar a gostar. Acho mesmo que é uma questão regional. Tenho "entrevistado" muita gente do Norte que simplesmente odeia coentros. Ainda não encontrei nenhum defensor! Eheh... Pode ser que fique eu! :o)
Beijinhos grandes!
Adoro choquinhos grelhados, e essa maneira com os coentros , deve ser deliciosa, a experimentar..bjs
ResponderEliminarcá em casa chocos marcham de qualquer maneira... a minha filha então é doida por chocos
ResponderEliminaríamos almoçar contigo de boa vontade. ainda há alguma coisa?
Adoro, adoro mesmo!
ResponderEliminarAgora ficou a apetecer-me.
Beijocas
Humm deve estar mesmo uma delícia!
ResponderEliminarPois é Anna, se calhar até nos cruzámos muitas vezes; além de ter passado férias e fds desde os 7 anos, em Magoito, vivi depois na Aldeia Galega e o meu café era o Camacho, no largo. Depois esperava que saísse o pão quente saloio e lá voltava a casa.
ResponderEliminarOs chocos são a minha perdição, a começar naqueles mínimos de 2-3cm, até aos grandes, de guisar e fritar às tiras, passando, é claro por esses deliciosos grelhados.
Eu aprendi uma variante, com pescadores, aquilo custou a "digerir" a princípio, mas agora não quero outra coisa: ao arranjar o bicho, tiro os olhos e o bico, depois o osso, uma substancia gelatinosa quando existe e um saco onde por vezes existem peixinhos inteiros, mas deixo, além da tinta, tudo o resto, incluindo um saco castanho claro alongado, com um creme que rebenta ao grelhar e deixa um sabor a mar intenso e único. Isto faz torcer o nariz a muita gente, eu sei, mas como me parece uma connaiseur neste assunto e é realmente, muito bom ...
Adoro choquitos grelhados :)
ResponderEliminarBjo:)
Adoro chocos! Os teus deviam estar tão bons ... com essas batatinhas... uma delícia!!
ResponderEliminarÓ Anna e não me convidas-te amo choquinhos com tinta.Mas sou só eu cá em casa claro nunca faço só quando como fora.Os teus estão demais fico á espera para a próxima não te esqueças de me avisar...beijinho carinhoso
ResponderEliminarmnham! mnham! adoro choquinhos!!!
ResponderEliminarbjks
Anna podes mandar pelo menos uns dois para mim sabes que o meu filho apanhou esta semana chocos mas eu nem lhe vi a cor aquele tipo só vem aqui para eu lhe amanhar o peixe quando já não tem para comer pois vende tudo hoje disse que era a ultima noite que ia para a pesca pois tem o filho mesmo a nascer já lhe disse que o miudo vai nascer e ele está no mar um beijo. Natércia...
ResponderEliminarAdoro chocos de qq maneira e grelhados então, são os meus preferidos! Mas só assava com sal, agora deste-me uma sugestão espectacular: alho em pó!!!
ResponderEliminarAnna parece muito bom!!! Bjks
ResponderEliminarObrigada pelos comentários tão simpáticos sobre os chocos.
ResponderEliminarMigas, eu tenho uma teoria em que as pessoas do Norte não gostam de coentros, mas tenho sido muito contestada...
Natercia, só uma mulher com muita sorte tem um filho desses, a trazer peixinho fresco para casa...
Lpontes, obrigada, vou estar bem mais atenta quando arranjar chocos.
Beijocas para todos.
Olá Anna, se fosse a si experimentava primeiro um, só para si, porque a experiência diz-me que estas coisas de comer vísceras raramente é pacífica. Veja, por exemplo, quantas pessoas conhecem (e disfrutam) da "barriga" da sardinha assada.
ResponderEliminarEu tiro o "barco" por duas razões:para ter acesso à tal massa gelatinosa interna (ovos?), e para não dificultar o grelhar, quando o barco começa a empinar-se e a querer sair por si.
Choquinhos com tinta são uma perdição (só torço o nariz à batatas no micro-ondas, coitadas - mas eu é que não costumo usar o dito). E no norte, há pessoas que gostam de coentros, como eu (e, já agora, usando coentros, quase não é preciso deitar sal na comida).
ResponderEliminarOlá Anna
ResponderEliminarParabens!!!
A sua receita é simplesmente maravilhosa. Devo dizer MAGNIFICA. Eu e minha esposa simplesmente adoramos. Mas falta um ingrediente!! Os chocos deve ser acompanhados de um bom vinho branco.
Agradecemos a tua receita.
Adoro chocos,mas não os sabia arranjar para os fazer grelhados com tinta, até ver a anna: É maravilhoso obrigada miga. Jà agora sou do norte mas adoro coentros embora cá sejam dificeis de arranjar.
ResponderEliminar