Mostrar mensagens com a etiqueta camarão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta camarão. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

(Um) Arroz de Mariscos

Só mais um, mas desta vez com mariscos frescos (menos os camarões), o que faz toda a diferença...


Deitei um fio de azeite e alhos picados no tacho de barro.
Alourei-os ligeiramente e juntei um tomate em pedacinhos.
Deitei 1 chávena de chá de arroz carolino e rebolei-o no tacho.
Aos poucos, fui deitando o caldo de abrir 500 g de berbigão e 500 g de ameijoas. 
Descasquei o berbigão e reservei.
Dei uma fervura a 300 g  de camarão e a 4 bocas de sapateira, em água e sal.
Escorri-os e usei o caldo no arroz também.
Fui juntando miolo de camarão, os berbigões descascados, as ameijoas com casca, os camarões e as bocas de sapateira (antes dei-lhes umas pancadinhas com o martelo de cozinha).
Deixei apurar e polvilhei com coentros picados.


Descobri, já na mesa, que me esqueci dos mexilhões no frigorífico...
lol


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

(Uma) Paella (Trilogia 117)

E o tema desta 117ª foi ditado pelo Luís e é Espanha...
O Amândio e eu não nos importámos nada de dar um saltinho até aos nossos vizinhos.


Comecei por alourar, em azeite bem quente, 2 peitos de frango cortados em cubos e 50 g de bacon cortado em tiras.


Juntei 1 cebola picada, 2 dentes de alho e meio pimento vermelho cortado em quadrados.
Deitei  também 3 tomates pelados esmagados com um garfo, 200 g de ervilhas congeladas e 3 lulas em rodelas.


Finalmente entraram no tacho 200 g de miolo de camarão.
Envolvi todos e deixei cozinhar por 10 minutos.


Deitei 2 chávenas de chá de arroz agulha e 2 conchas de caldo de galinha quente.
Fui juntando conchas de caldo quente sempre que as anteriores tinham sido absorvidas
O cozimento durou cerca de 20 minutos.


Nos últimos 5 minutos foi a vez de entrarem na frigideira 200 g de mexilhões congelados em meia casca.
Diluí ainda 2 colheres de chá de açafrão na ultima concha de caldo.
Temperei com sal e pimenta, borrifei com o sumo de meio limão e servi bem quente.


Rumando, de vento em popa, para a 118ª...


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Risoto de Camarão e Cogumelos (Trilogia 116)

Quando disse risoto ao Amândio e ao Luís pensei juntar dois dos meus ingredientes preferidos:
camarões e cogumelos!
Não me arrependi... 


Comecei por descascar e descabeçar uns camarões, de tamanho médio.
Com as cascas e as cabeças fiz um caldo, juntando 1 cenoura em rodelas fininhas, a rama verde de um alho francês, dois dentes de alho esmagados, uns grãos de pimenta e sal.
Deixei ferver, sobre lume brando, cerca de meia hora.
Coei e reservei deixando sobre o lume, no mínimo, para o manter quente.


Num tacho, deitei um fio de azeite e 1 colher de sopa de manteiga.
Alourei, na gordura quente, um dente de alho esmagado e 1 cebolinha picada.


Salteei os camarões e uns cogumelos fatiados durante uns 5 minutos.
Temperei-os com sal e pimenta.
Retirei-os do tacho e reservei-os num prato.
Juntei mais um pouquinho de azeite, no tacho, e alourei outra cebolinha picada.
Quando esta ficou transparente juntei 2 chávenas de chá de arroz arbóreo e mexi rapidamente durante uns 3 minutos.
Deitei 1 chávena de chá de vinho branco seco e fui mexendo sempre até este ter sido absorvido.
Fui deitando então o caldo reservado (bem quente), em conchas, uma de cada vez, conforme iam sendo absorvidas.


Passados 15 minutos, acrescentei os camarões e os cogumelos laminados, envolvendo-os no arroz.
Retirei o arroz do lume e juntei um cubinho de manteiga e 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, mexendo rapidamente.
Salpiquei ainda com um pezinho de coentros picado.
Servi bem quente.


Eu gostei!
Houve reclamações de quem preferia sem o queijo parmesão...


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ovos com Camarão (Trilogia 115, a da Cozinha Rápida)

Para a 115 nada mais adequado que um tema como o da cozinha rápida... como disse o Amândio nesta semana., ao Luís e a mim.
Estes ovos saem da minha cozinha em muitos domingos ao fim do dia, em jantares que são tudo menos rotineiros.


Numa frigideira, deitei azeite a cobrir o fundo e, quando aqueceu, fritei nele miolo de camarão.
Temperei com pedrinhas de sal e pimenta preta.


Juntei 7 ovos batidos e deixei-os coagular sobre lume brando.
Quando estavam quase prontos salpiquei com folhas de coentros frescos.
Acompanhámos com uma salada de alface e pão.


Bem simples e bem delicioso... e em menos de 10 minutos.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Camarões Fritos com Brandy

São só mais uns camarões fritos...
Desta vez abri-os e eles enrolaram-se na frigideira como se fossem borboletas.


Descongelei os camarões, retirei-lhes as cabeças e descasquei-os, mantendo-lhes apenas as pontas dos rabinhos.
Deixei-os, por cerca de meia hora, com sal e sumo de limão.


Cobri o fundo de uma frigideira com azeite, deitei-lhe 6 dentes de alho laminados e 2 malaguetas secas.
Fritei os camarões abertos, dos 2 lados, só o tempo suficiente para ganharem uma cor alaranjada.
Borrifei-os com brandy e deixei o molho apurar.
Salpiquei com coentros cortados.


Ficaram fixes, o petisco ideal para um final de Domingo.


sábado, 17 de novembro de 2012

Arroz de Espada Preto

Do meu congelador saíram 3 filetes de espada preto que acabaram neste saboroso arroz de peixe...


Parti em pedaços 3 filetes de espada preto que rebolei em azeite e alhos picados, no tacho de barro.


Juntei meio pimento vermelho e deixei-os sobre lume brando o tempo suficiente para se conhecerem.
Temperei com sal e pimenta moída.


Juntei arroz carolino e o dobro do seu volume em água.
Mexi e deixei cozer por 10 minutos.
Entraram, então,no arroz, uma dúzia de camarões descascados.
Deixei sobre o lume mais 2 minutos, mais ou menos.


Para a próxima usarei camarões com casca para, depois de descascados. ferver as mesmas com as cabeças e depois usar o caldo da cozedura.



domingo, 4 de novembro de 2012

Ovos com Camarão

Não são ovos mexidos nem uma omelete toda bem enroladinha...
Ficaram bons!


Fritei miolo de camarão em azeite quente, temperados com sal, alho em pó e pimentas verde e rosa  moídas.


Juntei 6 ovos inteiros batidos e deixei-os coagular sobre lume muito brando.
No final, juntei coentros cortados.
Acompanhei com alface temperada com flor de sal e um fio de azeite.


Foi o jantar saboroso e colorido de um destes domingos...


domingo, 28 de outubro de 2012

Arroz de Sapateira

Já tinha feito arroz de sapateira, mas desta vez a senhora do arroz foi comprada congelada e já cozida.
Nada de caldo da cozedura para o arrozito…


Era uma bela sapateira, não era?
Para compensar a falta de caldo, cozi 6 camarões, em água e sal, que depois descasquei e cortei em 3.
Guardei o caldo de os cozer, depois de ferver mais uns 20 minutos com as cabeças e as cascas, devidamente coado.


Cobri o fundo do tacho de barro com azeite, juntei 3 dentes de alho picados, 2 tomates maduros em pedacinhos e 1 malagueta fresca cortada ao meio.
Temperei com pimenta moída e uma folha de louro.


Juntei o caldo de cozer o camarão e, quando ferveu, cozi nele o arroz carolino.
Entretanto, abri e desmanchei a sapateira, tirando todo o conteúdo da mesma para uma tacinha.
Tirei também a carne das pinças e patas.
Quando o arroz cozeu, juntei toda a sapateira e os pedaços de camarões cozidos, envolvendo bem e retirando do lume.


Salpiquei com coentros cortados... pois claro!


sábado, 27 de outubro de 2012

Açorda de Camarão no Pão

Era assim, uma açorda de camarão no pão, que deveria ter saído na quarta feira de trilogia quando  o tema era açorda...
Só se fez hoje e em boa hora, pois resultou num jantar 5 estrelas de aspeto e sabor!


Usei este pão alentejano que comprei há 3 dias e guardei direitinho até hoje.


Cortei-lhe uma tampa e escavei-o por dentro, retirando o miolo.
Enquanto isso, cozi 300 g de camarão descascado.
Reservei a água da cozedura.


Cobri o fundo de um tacho com azeite e juntei alhos picados.
Deixei aquecer bem, sem ferver.
Fiz um creme, juntando o miolo do pão, alguma água da cozedura dos camarões e 3 ovos batidos.
Envolvi bem.
Temperei com sal, pimenta moída e coentros picados.
Adicionei então os camarões cozidos e escorridos, mexendo cuidadosamente com a colher de pau,.
Preenchi a cavidade do pão com este creme.
Servi.


Valeu a pena fazer esta rima... e ainda mais comê-la.



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Açorda de Camarão (Trilogia 102)

Nesta 102ª semana, o Luís lançou o tema açordas para mim e para o Amândio...
É todo um mundo que se descobre quando nele se mergulha (falo por mim, que os dois companheiros de trilogias sabem mais de açorda do que o próprio pão).


Cozi os camarões em água a ferver com sal.
Quando a água retomou a fervura, apaguei o lume e esperei 3 minutos com o tacho tapado.
Escorri os camarões e reservei a água da cozedura.
Quando arrefeceram, descasquei-os e retirei-lhes as cabeças.
Deixei estas ferverem no caldo reservado durante cerca de meia hora, sobre lume muito brando.
Deitei este caldo de camarão, bem quente, sobre pedaços cortados de um pão (da véspera) que coloquei dentro de uma taça.
Deixei o pão amolecer.


Cobri o fundo do tacho de barro com azeite.
Nele deitei 3 dentes de alho esmagados, uma malagueta fresca cortada em pedacinhos e um pouco de pimenta moída.
Deixei aquecer bem e misturei o pão embebido no caldo de camarão.
Envolvi com a colher de pau.


Juntei então os camarões descascados.


Envolvi tudo com 4 ovos inteiros batidos e polvilhei com um raminho de coentros picados.


Ficou uma delícia...
… para a próxima é que vão ser elas (eles)!!!




quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Caldeirada de Linguados

Bem verdade quando se diz que as coisas simples podem ser muito mais que só boas...
Às vezes até gostava que desse para saborear; assim provava-se que não são precisos estardalhaços para obter um jantar 5 estrelas.


Cobri o fundo de um tacho largo com azeite.
Juntei-lhe 3 dentes de alho esmagados, 1 cebola grande em meias luas. 1 tomate cortado em pedacinhos e meio pimento vermelho em tiras finas.
Temperei com pimenta moída e umas pedrinhas de sal.


Deixei-os rebolar uns minutos e sobre eles coloquei rodelas de batatas salpicadas com pedrinhas de sal.
Tapei o tacho e deixei cozinhar por uns 10 minutos.


Ao fim desse tempo, destapei o tacho e, sobre as batatas,deitei 3 meios linguados (previamente temperados com sal e sumo de lima) e 9 camarões descascados.


Tapei o tacho novamente e deixei sobre lume brando mais 5 minutos.
Polvilhei com um raminho de coentros picados.


Qualquer dia mudo o nome do blog para «Peixes com a Anna...», lol!




quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Espetadas Grelhadas (Trilogia 98)

O Luís estava mesmo a adivinhar que o Verão se ia arrastar pelo setembro dentro quando propôs fazermos grelhados ao Amândio e a mim...


Eu fiz umas simples espetadas de lulas (e outros).
No pauzinho de madeira coloquei:
- meia cebolinha;
. 1 rodela de chouriço;
- 1 camarão descascado;
- 1 anel de lula fresca;
Depois repeti esta sequência mais uma vez e terminei com a outra metade da cebolinha.


Levei-as a grelhar.


Deixei-as passar dos dois lados e acompanhei-as com batatas cozidas com pele e depois peladas.
Reguei-as com um fio de azeite.


Esta combinação de sabores não resultou nada mal...e só faltam 2 para o centenário destas tris gostosas…


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Saladinha Fresca de Garoupa (Trilogia 95)

E o Luís disse cozinha fresca nesta ultima semana de agosto...
O Amândio e eu quase nos metíamos dentro dos respetivos frigoríficos (lol!).

Cozi uma posta grandona de garoupa, depois de a ter temperado com sal, salsa, limão e deixado descansar  por 1 hora, no frigorifico.
Lasquei a posta de garoupa.
Também cozi batatas aos cubos, cenouras às rodelas, ervilhas congeladas e 3 ovos.
Escaldei miolo de camarão (cerca de 1 dúzia).
Escorri  bem todos os ingredientes e deixei descansarem no frigorífico.


Fiz maionese.


Numa saladeira grande, fui colocando alface ripada à mão, lascas de garoupa, cubos de batatas, rodelas de cenoura, ervilhas, o miolo de camarão e rodelas de ovos cozidos.
Fui temperando com colheradas de maionese.
Levei mais 1 hora ao frigorífico.
Servi.

al

Verdade que com umas azeitonas pretas ficaria uma salada mais que perfeita... assim ficou perfeita para um almoço em dia de calor de agosto.
Vamos à 96ª?