Mostrar mensagens com a etiqueta cogumelos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta cogumelos. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Frango em Vinho Tinto com Cogumelos

É só um meio frango estufado lentamente em vinho tinto...


Num tacho com um fio de azeite e 2 colheres de sopa de banha deitei 2 rodelas grossas de salpicão cortadas em quatro, 3 dentes de alho picados e meio pimento verde e meio vermelho em tiras.
Levei um pouco ao lume.


Rebolei neste molho bem quente pedaços de meio frango do campo, para dourarem uniformemente.
Juntei então 2,5 dl de vinho tinto, tapei o tacho e deixei que o frango estufasse em lume brando durante uns 45 minutos, com o tacho tapado.


Destapei o tacho e juntei cogumelos frescos fatiados.
Deixei que os cogumelos se embrenhassem no frango, enquanto o molho apurava (cerca de 10 minutos).
Retirei do lume e salpiquei com salsa cortada.


Este frango, tão simples, foi uma maneira feliz de terminar um dia difícil...


domingo, 14 de outubro de 2012

(Um) Strogonoff

Este strogonoff nasceu de uma caixinha que andava pelo congelador a guardar duas bifanas grandonas, sem destino marcado...
e há tempos demais para o meu gosto.


Cortei as bifanas em tirinhas que temperei com sal, pimenta moída, 2 folhas de louro, 2 colheres de chá de massa de pimentão e alho em pó.
Cobri o fundo de um tacho com azeite e 2 colheres de chá de banha, onde rebolei as tirinhas de porco até tomarem cor.
Juntei uma dúzia de cogumelos frescos fatiados que envolvi com a carne.


Borrifei com vinho branco e deixei evaporar um pouco.
Juntei 1 pacote de natas (200 ml), envolvi bem e deixei engrossar sobre lume brando, com o tacho tapado.
Servi com batatas fritas em azeite.


Uma saladinha verde também fez boa figura como acompanhante...

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cogumelos Fritos (Trilogia 100)

E chegámos à 100 ª semana de trilogias, após quase dois anos ininterruptos do que começou por ser uma quase brincadeira de 3 estarolas...
Hoje é dia de celebrarmos... dia de festa... entre Lisboa e Porto.
Faremos um jantar tripartido, mas que se complementará.
A mim coube-me a entrada (não se deixem enganar pelas fotos, já que os cogumelos ficaram para lá de muito bons), ao Luís o prato principal (será um delicioso polvo) e ao Amândio a sobremesa (imagina-se a maravilha que virá do norte). 

Limpei bem 500 g de cogumelos e parti-os ao meio.
Piquei 50 g de barriga fumada, 5 dentes de alho e salsa.
Misturei meia chávena de pão ralado e envolvi bem.
Temperei com sal fino  e pimenta moída


Numa frigideira larga, fritei os cogumelos em 5 colheres de sopa de manteiga.


Sobre eles deitei a mistura de barriga fumada, alho, salsa e pão ralado.
Deixei ficar sobre lume brando, com a frigideira destapada, agitando-a de vez em quando.
No final, já fora do lume, reguei com o sumo de meio limão.
Servi com rodelas de limão, cortadas em meias luas.


E o pontapé de saída está dado... 
Espero que os meus companheiros trilógicos gostem tanto quanto eu desta camada crocante e saborosa que se formou em torno dos cogumelos...



domingo, 30 de setembro de 2012

Coelho com Pleurotus

Adoro cogumelos, de todas as «marcas»...
Hoje havia pleurotus... deliciosos!


O coelho, partido em pedaços, dormiu a noite numa marinada de vinho tinto, sal, pimenta moída, 6 cabeças de cravinho, alho em pó e 2 hastes de alecrim.


Num tacho, deitei um fio de azeite e 2 colheres de sopa de banha.
Juntei 3 dentes de alho esmagados, 2 cebolas em meias luas, 1 pimento amarelo e meio pimento vermelho (o vermelho era maior do que o amarelo) cortados em tiras.
Juntei também uns cubinhos de bacon.


Rebolaram uns minutos.
Foi a vez de entrarem no tacho 200 g de polpa de tomate.


Mexi bem com a colher de pau e coloquei, dentro desta mistura, o coelho e a respetiva marinada.
Deixei que estufasse com o tacho tapado durante cerca de meia hora.
Nos últimos 10 minutos juntei os pleurotus e deixei apurar, com o tacho destapado.


Já fora do lume, polvilhei com salsa picada.
Acompanhei este coelho com batatas fritas e uma salada verde.


Almoço perfeito de domingo de outono, este!



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Linguados em Cama de Veggies

Nem fritos, nem grelhados nem no forno...
é que variar é preciso!!!


Num tacho, com o fundo coberto de azeite, rebolei alhos picados, cebola em meias luas, 1 tomate aos cubos e meio pimento amarelo e meio pimento verde às tiras.


Depois juntei-lhes uma mão cheia de ervilhas congeladas e deixei que descongelassem.


Sobre esta cama colorida, deitei 3 metades grandonas de linguado, salpicadas com sal e ainda cerca de meia dúzia de cogumelos frescos fatiados.
Borrifei com vinho branco, tapei o tacho e deixei suar por quase 10 minutos.


Deixei apurar um pouco com o tacho destapado.
Acompanhei com umas batatas cozidas com pele e depois peladas.


Pode nem parecer, mas ficaram muito melhores que só bons...


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cogumelos Recheados com Atum e Presunto

Uns cogumelos grandões  assim estavam mesmo a pedir um recheio...


Limpei os cogumelos com uma esponja (nada de água) e retirei-lhes os pés cuidadosamente.


Numa frigideira, deitei um fiozinho de azeite,.2 dentes de alho, 1 cebola picada, os pés dos cogumelos em pedacinhos e uma fatia de presunto cortada em tiras.
Deixei-os rebolar um pouco no azeite quente.
Juntei o conteúdo de uma lata de atum (esfiapado com um garfo).
Misturei bem, temperei com sal, pimenta moída e coentros picados.
Envolvi bem a mistura. 


Com uma colher de chá, enchi as cavidades dos cogumelos.


Em cada um coloquei 2 cubos de queijo feta.
Coloquei-os num pirex untado com azeite.


Levei-os ao forno por, mais ou menos, 25 minutos.


Uma entrada destas torna sempre um jantar mais especial...


domingo, 15 de abril de 2012

Coelho com Cogumelos

E o almoço foi coelho, estufado, com vinho tinto e cogumelos... 


Deixei ficar, de um dia para o outro, o coelho partido em pedaços, numa marinada de:
sal
tomilho
vinho tinto
pimenta moída
alhos laminados 
Num tacho largo, coloquei azeite, 2 cebolas e 2 tomates maduros em pedaços e umas rodelas de chouriço transmontano (meio chouriço).
Também juntei 1 colher de sopa de banha.


Quando a gordura ficou quente e a cebola estalou, juntei os pedaços de coelho (escorridos da marinada) e os dentes de alho e deixei-os tomar cor.


Deitei então o liquido da marinada e deixei estufar lentamente sobre lume muito brando.
Quando a carne ficou tenra, juntei quartos de batatas e, finalmente, cogumelos frescos inteiros.
Deixei o molho apurar com o tacho destapado.


No final, polvilhei com salsa fresca picada.


Ficou bem bom!!!
As batatas absorveram o sabor do molho e os cogumelos tornaram este num coelho especial.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Bifes com Molho de Café e Cogumelos

São só os bifes preferidos, cá em casa...


Em azeite bem quente, deitei bifes do lombo de vaca.
Temperei com sal, pimenta preta moída e alhos laminados.
Virei do outro lado e retirei-os da frigideira, reservando-os.
Juntei uma mão cheia de cogumelos frescos fatiados ao azeite onde passei os bifes.
Passados uns 2 minutos deitei uma chávena de café expresso (bica) e um pacote de natas.
Agitei a frigideira e deixei as natas engrossarem.
Voltei a introduzir os bifes na frigideira,deixando-os embrulhar-se no molho.


E  acompanhei-os com maravilhosas batatas fritas em azeite. cortadas às rodelas.


E, desta vez, ficaram todos mal passados... até o meu!...
E não é que até gostei?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Lulas Recheadas

Gostamos de lulas e recheadas...
Estou sempre a enfiar-lhes coisas diferentes para dentro!


Fervi os tentáculos das lulas por 5 minutos.
Piquei-os, na picadora, com um terço de chouriço em rodelas, 2 dentes de alho, 1 cebola e 1 raminho de salsa.


Sobre uma fatia de queijo flamengo, coloquei umas colheradas de recheio que espalmei.
Sobre este dispus 1 camarão cru e descascado.
Fiz rolinhos apertados que introduzi nos tubos das lulas.


Cobri o fundo de um tacho com azeite, juntei 1 cebola em meias luas e 2 tomates em pedaços.
Quando refogaram um pouco e se misturaram, juntei meio copo de vinho branco e mexi.
Coloquei as lulas dentro deste molho, temperei com sal e pimenta e deixei-as estufar, sobre lume brando, durante mais ou menos 40 minutos.
Nos últimos 5 minutos, juntei cogumelos frescos fatiados.


Deixei que o molho apurasse e servi as lulas com esparguete cozido.


Ficaram boas!
Mas para a próxima dou uma cozidela prévia nos camarões e uso o caldo para o molho das lulas.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Atum Fresco com Cogumelos

Há quem lhe chame a carne do mar...



Fritei rapidamente (para não ficarem secos) 3 bifes do lombo de atum em azeite e alhos picados.


Os bifes foram temperados com sal e pimenta depois de estarem de molho em água fria durante, mais ou menos, 1 hora (para perderem o excesso de sangue).


Nos últimos minutos, juntei cogumelos frescos fatiados e uns pezinhos de salsa cortada com a tesoura.
Deixei que o molho apurasse e servi com batatas cozidas.


Foram o jantar de hoje, bem simples, mas deliciosos...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Espetadas de 7 (Trilogia 61)

Nesta 61ª semana de trilogia [6+1=7 (prova dos nove, lembram?)] fui eu quem propus as espetadas ao Amândio e ao Luís.


Imaginar as espetadas é sempre uma espécie de jogo divertido. em que se podem intercalar sabores e cores.
Estas foram assim:
um camarão descascado;
um tomate cereja;
uma rodela de chouriço;
um cogumelo;
uma rodela de chouriço;
um cubo de ananás fresco;
um camarão descascado.


Temperei com umas pedrinhas de flor de sal e levei-as a grelhar, até os camarões ganharem uma cor alaranjada.
Retirei-as do grelhador, reguei-as com o sumo de meia lima e deixei derreter, sobre as espetadas, umas nozinhas de manteiga.
Acompanhei-as com arroz de ervilhas e cenouras e com palitos de manga.


Foi só deliciar com o jogo de cores, sabores e aromas... 


sábado, 22 de outubro de 2011

Peitos de Frango com Recheio de Ananás e Farinheira

Na última trilogia, o Amândio do Garficopo apareceu com um recheio que me deixou de pulga atrás da orelha...
Claro que não poderia demorar muito tempo a tirar-lhe a prova dos nove!!!!


Cozi uma farinheira, escorri-a, deixei arrefecer e tirei-lhe a pele.
Misturei-a com 3 rodelas de ananás (de lata) esmagadas com um garfo.
Liguei a mistura com 2 colheres de sopa de mel (de rosmaninho).


Com a ajuda de uma faca de lâmina larga escavei uma espécie de túnel ao longo do interior de 3 peitos de frango.
Alarguei, introduzindo o dedo indicador.
Enchi essas cavidades com o recheio.
Levei-os ao lume, num tacho com o fundo coberto de azeite e uma cebola em meias luas.
Deixei-os rebolar no azeite quente para tomarem cor de todos os lados.
Salpiquei-os com sal e pimenta.
Juntei, então, uma mão cheia de ervilhas congeladas, 2 cenouras em rodelas e alguns cogumelos frescos inteiros.
Reguei-os com 1 chávena de café de sumo de ananás e outra de água.


Deixei, sobre lume brando, com o tacho tapado, durante uns 15 minutos.
Destapei e deixei que o molho apurasse.
A acompanhar havia umas batatas fritas em azeite.


Este recheio ficou um espectáculo.
Se tivesse que lhe dar nota, seriam 5 estrelas!