Mostrar mensagens com a etiqueta outros do mar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta outros do mar. Mostrar todas as mensagens

domingo, 15 de setembro de 2013

Frango com Ameijoas

As habituais ameijoas de sexta passaram a noite no frigorífico e fizeram companhia a meio frango do campo...


Deixei rebolar meio frango do campo, em pedaços, num fio de azeite, 3 dentes de alho laminados e 1 cebola em meias luas.
Temperei-o com sal, pimenta moída e pozinhos de pimentão doce.
Reguei com vinho branco, tapei o tacho e deixei-o estufar calmamente.
Quando ficou tenro (uns 45 minutos),juntei  as ameijoas (estiveram em água e sal no frigorífico) e deixei-as abrir.
Fora  do lume, polvilhei com coentros frescos cortados.


Acompanhei com batatas fritas em azeite. 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ovas de Pescada Grelhadas

Usei ovas frescas de pescada... que grelhei e, depois, reguei com um molho delicioso!!!


Temperei as ovas com sal, umas gotas de sumo de lima e alho em pó.
Grelhei-as, de seguida, dos 2 lados, na chapa bem quente e untada com azeite.
Entretanto, cozi batatas, cenouras e feijão verde que depois escorri.
Fiz um molho com:
- 2 dentes de alho roxo picadinhos;
- coentros frescos cortados;
-sal;
 - azeite;
- um pouco de vinagre de vinho branco.
Reguei tudo generosamente no prato.


Conclusão: grelhar passou a ser a minha maneira preferida de tratar as ovas.


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Saladinha de Camarão com Ananás

O calor faz apetecer coisas frias, frescas, do frigorífico...


1) Cozi 3 batatas cortadas aos quartos, 3 cenouras às rodelas, um punhado de ervilhas congeladas e 3 ovos.
2) Escorri-os e reservei, deixando arrefecer.
3) Entretanto, salteei cerca de 300 g de miolo de camarão em azeite, temperados com sal, alho em pó e 2 malaguetas secas.
4) Misturei tudo, juntei ainda 4 rodelas de ananás, cortadas em pedacinhos e levei ao frigorífico por 1 hora.
5) Fiz um molho com azeite, vinagre, 1 cebolinha picada e salsa cortada. Temperei com sal e pimenta preta  moída.
6) Reguei e envolvi o molho na salada.
7) Cortei os ovos em rodelas que dispus no topo da saladinha.


Guardei no frigorífico até à hora de servir.



domingo, 4 de agosto de 2013

Camarões Grelhados na Meia Casca

Ainda há uns camarões, assim grandões, pelo meu congelador!!!


Descongelei os camarões dentro do frigorífico.


Abri-os ao meio, pelo dorso, até à cabeça, mantendo a casca (usei uma tesoura e uma faca de lâmina larga) e temperei-os com sal e um molho feito com azeite, 3 malaguetas secas, o sumo de meia lima e 3 dentes de alho picados.


Deixei-os tomar gosto enquanto o grelhador elétrico aquecia.
Quando ficou bem quente, grelhei os camarões, primeiro do lado da casca e depois virando-os (só deixei o tempo suficiente para grelharem sem ficarem secos).


Entretanto, torrei ligeiramente fatias de pão de Mafra, espalhei nelas manteiga de alho e servi com os meios camarões. 


Ficaram tão bons que até me levam a dizer que foram os melhores camarões grelhados que me aconteceram...



quarta-feira, 24 de julho de 2013

Camarões Suados (Trilogia 142)

Hoje é dia de festa, e não só por ser dia de trilogia de Fazer de Conta...
Um dos trilógicos, o Amândio, faz anos.
Enquanto o Luís nos presenteou com um maravilhoso bitoque de enganar qualquer um, eu fiz de conta que nos juntámos os 3 e que fizemos uma bela petiscada... de trilógicos!!!


Descongelei 3 camarões grandões e descasquei-os, deixando as cabeças e as caudas.
Com uma faca dei-lhes um golpe no dorso e retirei a tripa escura.
Temperei-os com sal, pimenta moída, alho em pó, sumo de 1 lima, 3 malaguetas e deixei-os descansar durante perto de 1 hora.
Cobri o fundo de um tacho de barro com azeite, deitei 3 dentes de alho esmagados e, quando quente, juntei os camarões.
Tapei o tacho e deixei-os suar por uns 10 minutos.
Destapei o tacho, virei os camarões e deixei sobre lume brando mais uns 3 minutos.
Polvilhei-os com coentros cortados.


Temos entrada e sobremesa... o que virá mais???

sábado, 13 de julho de 2013

Chocos Suados no Barro Preto

Ao sábado, no almoço, tem sempre um peixinho fresco ou outros do mar...
Hoje foi no tacho novo de barro preto!


Cobri o fundo do tacho com azeite.
Juntei 5 dentes de alho esmagados,(com a pele), 3 malaguetas secas e uma folha de louro partida.
No azeite quente, deitei chocos arranjados, mas com alguma tinta.
Tapei o tacho com a tampa, reduzi o lume e deixei suar durante cerca de 25 minutos.


Destapei o tacho, deixei apurar o molho e polvilhei com umas pernadas de coentros cortados.


Acompanhei com batatas, que entretanto cozeram em água e sal.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Alface com Outros (Trilogia 140)

E chegámos à 140ª, com a Ana (euzinha) a dizer alface ao Amândio e ao Luís.


Fiz uma tacinha de maionese (gema de ovo e azeite) que temperei com sal, pimenta moída, sumo de limão e alho em pó.
Reservei no frigorífico.


Num prato grande, coloquei folhas de alface cortadas grosseiramente.
Por cima, dispus rodelas fininhas de tomate e rodelas de cenouras cozidas e arrefecidas.
Temperei com sal e azeite.


Juntei pedaços de batatas cozidas (também frias) e temperei com umas colheradas da maionese.


Depois foi a vez de umas ervilhas (cerca de 200 g) cozidas se juntarem à festa.


Por fim, chegou a vez de 350 g de miolo de camarão frito em azeite e temperado com sal e alho em pó, rodelas de 3 ovos cozidos e azeitonas pretas.
Deitei, em colheradas, a restante maionese.


Levei, por cerca de 1 hora, ao frigorífico.
Trilogia cumprida e jantar bem fresquinho...


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Filetes de Peixe-Galo com Arroz de Tomate e Ameijoas

São os meus filetes preferidos...


Temperei os filetes com sumo de limão e reservei.
Num prato coloquei farinha de trigo que temperei com alho em pó e pimenta moída.
Bati 1 ovo inteiro.
Antes de fritar, temperei os filetes com sal, passei-os pela farinha temperada e, finalmente, pelo ovo batido.
Fritei-os, dos 2 lados, em azeite quente.
Escorri-os sobre papel absorvente.


Entretanto fiz o arroz:
num tacho, coloquei 1 cebola e 2 dentes de alho picados, com um fio de azeite.
Quando a cebola ficou transparente, deitei 150 de miolo de ameijoas e refresquei com um pouco de vinho branco.
De seguida, juntei arroz carolino e água.
Quando a água começou a ferver juntei 2 tomates cortados em pedacinhos.
No final, retifiquei os temperos e acrescentei um raminho de coentros cortados.


E fizeram uma companhia bem boa, um ao outro...


terça-feira, 11 de junho de 2013

Camarões Fritos com Sumo de Lima

Neste meu blog deve haver camarões feitos de todas a maneiras e com todos os feitios...
São mais uns, bons como todos os outros!


Descongelei os camarões, num escorredor, temperados com pedrinhas de sal.
Numa frigideira, larga e com tampa, deitei um fio generoso de azeite e 1 colher de sopa de banha.
Alourei 5 dentes de alho esmagados e 3 malaguetas pequeninas e secas.
Fritei os camarões dos 2 lados e, depois deixei-os sobre lume brando, durante uns 3 minutos.com a frigideira tapada. 
Finalmente, reguei-os com o sumo de 1 lima e polvilhei-os com coentros cortados.


Servi-os de imediato... com pãozinho mal torrado a fazer-lhes companhia.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Choquinhos na Cataplana

Esta é a comida eleita, como preferida, para sexta feira ao jantar ou sábado ao almoço... 


Deitei azeite na cataplana e uns dentes de alho esmagados.
Juntei grãos de pimenta preta pisados no almofariz.


Deitei, no azeite quente, os chocos arranjados, mas com alguma tinta.


Fechei a cataplana e deixei sobre lume brando durante uns 20 minutos.
Abri-a (para verificar a cozedura dos chocos), polvilhei com coentros cortados. 


Servi com batatas cozidas, regando com o molho.




sábado, 18 de maio de 2013

Conquilhas à Algarvia

Há dias assim: dias de petiscos como estas maravilhosas conquilhas (ou cadelinhas)... 


Lavei as conquilhas e deixei-as de molho, em água e sal, durante umas 12 horas.
Rodelei 3 dentes de alhos e alourei-os num fundo de azeite.
Juntei ainda uns 2 pés de coentros.
Juntei as conquilhas e deixei-as abrir sobre lume brando, sacudindo a frigideira de vez em quando.
Retirei do lume, quando abriram, salpiquei com mais coentros picados e pimenta.
Reguei-as com sumo de limão.


Servi-as de imediato, para grande contentamento do «povo»...


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Lulas com Molho de Fricassé

Gosto destas lulas pequenitas e frescas, sujas de tinta e sem episódios de congelador na história...


Estufei as lulas inteiras, sobre lume brando, até ficarem tenras,em azeite quente, 3 dentes de alho laminados e uns borrifos de vinho branco.
Numa taça, misturei 2 gemas de ovos com o sumo de 1 limão e um pezinho de salsa cortada.
Juntei este molho às lulas quando ficaram prontas, mexendo rapidamente.
Quando o molho engrossou, retirei do lume e servi com batatas fritas em azeite.


Nem sou muito de molhar pão nos molhos, mas é difícil resistir a um destes...


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Polvo Guisado

Nem vinho de cheiro dos Açores, nem vinho morangueiro,nem vinho tinto como neste aqui...
Vi um polvo guisado com vinho branco no Garficopo e... não foi tarde nem cedo!


Cortei um polvo congelado em pedaços.
Num tacho, com o fundo coberto de azeite coloquei 2 dentes de alho picados e 1 cebola grande, cortada  em meias luas.
Quando a cebola murchou, juntei-lhe os pedaços de polvo, envolvi e esperei que toda a água (muita) que largou se evaporasse.
Temperei com uma malagueta seca.
Fui juntando, aos poucos, vinho branco até os pedaços de polvo ficarem tenros.
Desta vez, marchou com batatas fritas.


E o molho??? Divino!

sábado, 4 de maio de 2013

Carne de Porco com Ameijoas

Alentejana ou algarvia?
Boa demais, sempre!


Deixei a carne de porco, cortada em cubinhos, numa marinada (de um dia para o outro) de:
- sal e pimenta preta moída;
- dentes de alho laminados;
- folhas de louro;
- vinho branco.
No dia, alourei a carne em azeite e 2 colheres de sopa de banha.
Deitei a marinada, tapei o tacho e deixei que a carne ficasse tenra (cerca de 40 minutos).
Juntei as ameijoas (estiveram de molho em água fria com sal umas 12 horas) e deixei que abrissem.
Apurei o molho com o tacho destapado.
Polvilhei com coentros cortados.
Acompanhei com batatas fritas em azeite.


É sempre uma festa, um jantar destes...


domingo, 7 de abril de 2013

(Outra) Feijoada de Choco

Feijão combina bem com quase tudo...
Gosto de o juntar com outros do mar, como hoje!


Num tacho deitei azeite e, quando aqueceu, deixei fritar nele 1 linguiça cortada às rodelinhas e 3 dentes de alho picados.
Juntei 1 cebola nova, em meias luas, 3 tomates maduros e firmes, em pedacinhos, meio pimento vermelho em tiras e 3 cenouras cortadas em rodelas.
Depois de ficarem cansados de rebolar, juntaram-se a eles uns cubos de tiras de choco que.entretanto, tiveram 10 minutos de fervura, em água, e depois foram escorridos.


Tapei o tacho e deixei-o sobre lume brando uns 15 minutos.
Deitei uma lata de feijão branco escorrido e envolvi bem.
Reguei com 1 copo do caldo de cozer uma dúzia de camarões e deixei apurar.
Finalmente, juntei os camarões descascados e, já fora do lume, uns pés de coentros picados.


Ficou bom, sim...
Melhor, só se tivesse usado choco fresco.


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pregado Frito com Açorda de Berbigão

Se hoje é dia das mentiras, não se liga a quem diz que os fritos se devem evitar, lol...
Este pregado adorou mergulhar no azeite quente! 


O pregado foi cortado em postas, temperado com pedrinhas de sal, passado por farinha de milho e frito em azeite quente.
Escorri-o sobre papel absorvente.
Acompanhei-o com uma açorda feita com azeite, alhos picados, tomate em pedacinhos, pão alentejano e berbigões (usei o caldo de os abrir para ensopar o pão).
Temperei a açorda com sal e coentros cortados.


...

domingo, 24 de março de 2013

Arroz de Berbigão e Camarão

Parece bom, não?
Estava delicioso... na simplicidade com que juntou o berbigão e o camarão!


Deixei berbigões de molho em água fria com sal, todo o dia, para largarem a areia.
Abri-os numa frigideira com 1 copo de água.
Tirei-os das conchas, reservei-os e coei o caldo de os abrir (cerca de 2 copos) que reservei também.
Deitei azeite no tacho de barro e juntei-lhe 3 dentes de alho picados e 2 tomates em pedacinhos.
Quando o tomate se desfez, juntei 1 copo de arroz carolino do Sado e deixei-o rebolar-se um pouco.
Deitei-lhe então os 2 copos de caldo de berbigão reservados e 1 outro de água e mexi.
Deixei cozer, com o tacho tapado, sobre lume brando, mexendo de vez em quando.
Nos últimos 5 minutos, juntei uma mão cheia de miolo de camarão e,  mesmo antes de o retirar do lume, juntei os berbigões.
Polvilhei ainda com dois pés de coentros cortados.


Aqui em casa, não há o hábito de dar grandes elogios... com palavras sistemáticas e rotineiras.
Este ficou bom, que todos repetiram!!



quarta-feira, 20 de março de 2013

A Trilogia do Esparguete (a 124)

Para esta trilogia do esparguete, ditada pelo Amândio, ao Luís e a mim, preparei este com aromas de mar e temperos da terra... bem colorido como a primavera que está aí a rebentar.


Levei ao lume, um tacho largo, com azeite e 3 dentes de alho esmagados.
Juntei 3 tomates, maduros mas firmes, em pedacinhos, 5 pimentos padrón em rodelinhas e um raminho de salsa.
Misturei bem, temperei de sal e deixei rebolar sobre lume brando durante uns 12 minutos.


Juntei 250 g de miolo de mexilhão e 250 g de miolo de camarão e deixei que todos se conhecessem por mais 5 minutos.
Fui deitando colheradas do caldo que os mexilhões largaram ao abrir (depois de coado).


Cozi esparguete com água, sal e um fio de azeite.
Escorri-o e envolvi no tacho com o molho de mariscos.
Coloquei sobre o esparguete 3 camarões grandões  que cozi em água e sal.


Caminhando para a 125...