Mostrar mensagens com a etiqueta ovos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ovos. Mostrar todas as mensagens

sábado, 2 de maio de 2015

Lemon Curd

Foi o 1º que fiz... é mais fácil do que pensava!!!!


1 - Lavei bem 5 limões.
2 - Num tacho, coloquei 125 g de manteiga sem sal, 2 chávenas de chá de açúcar, a raspa e o sumo dos 5 limões.
3 - Deixei sobre o lume brando, até ferver, mexendo com a colher de pau para dissolver.
4 - Ferveu durante 3 minutos.
5 - Retirei do lume.
6 - Numa taça, bati 6 ovos inteiros com a vara de arames.
7 - Deitei, em fio, sobre os ovos batidos a mistura de limão, envolvendo com a vara de arames.
8 - Voltei a deitar no tacho e levei ao lume mexendo sempre até a mistura engrossar, mas sem deixar ferver.
9 - Coloquei nos frascos, deixei arrefecer, coloquei as tampas e guardei no frigorífico.



sábado, 18 de abril de 2015

Pudim de Laranja

Tem coisas tão boas e simples como este pudim!!!


Misturei, com a batedeira:
5 ovos inteiros;
1 chávena (de chá) de açúcar;
1 chávena (de chá) de sumo de laranja;
2 colheres (de sopa) de amido de milho (maizena).

Levei ao forno, em banho-maria, em forma com caramelo, durante mais ou menos, 45 minutos.
Desenformei, deixei arrefecer e levei ao frigorífico.


quinta-feira, 2 de abril de 2015

Açorda de Ovas

Só com ovas nunca tinha feito!!!
Deliciosa...


Comecei por cozer a ova, durante 10 minutos (depois de ferver), em água temperada com sal, grãos de pimenta preta, 2 dentes de alho esmagados, 2 rodelas de limão e 1 pé de poejo.
Depois de cozida, escorri-a, deixei-a arrefecer, tirei-lhe a pele e reservei-a.
Coei o caldo da cozedura e reservei-o também.

Cobri o fundo do tacho de barro com azeite e nele deixei alourar 2 dentes de alho esmagados e 1 malagueta.
Juntei miolo de pão esfarelado com os dedos e fui misturando água da cozedura da ova até obter uma mistura homogénea.

Cortei 4 rodelas da ova reservada e desfiz a restante com 1 garfo.
Misturei-a no tacho com o pão e mexi bem.
Juntei ainda 1 ovo batido e 1 raminho de coentros cortados.
Envolvi bem.


 Servi num pratinho de barro que veio comigo dumas férias alentejanas..

domingo, 11 de janeiro de 2015

Bavaroise de Café

Hoje fiz com gelatina de ananás, mas continuo a preferir a de laranja...


Misturei o pó de uma saqueta de gelatina de ananás com 1 colher de sopa de café solúvel e 5 colheres de sopa de açúcar.
Bati com 5 gemas de ovos e juntei meio litro de leite meio gordo, levando ao lume até levantar fervura (mexendo com a colher de pau).
Retirei do lume, deixei arrefecer e envolvi  as 5 claras batidas em castelo. 
Levei ao frigorífico em forma passada por água fria, de um dia para o outro.
Desenformei.


Ficou bem bom e bonito também!


domingo, 14 de dezembro de 2014

Tarte de Linguiça e Cogumelos

Faz demasiado tempo que não fazia uma tarte destas...


Forrei uma tarteira com massa quebrada já pronta.
Grelhei 2 linguiças na chapa do fogão.
Bati, com a vara de arames, 5  ovos inteiros com 200 ml de natas.
Temperei com sal, pimenta e oregãos frescos.
Misturei as linguiças cortadas em rodelas e cogumelos frescos fatiados.
Deitei o creme dentro da massa na tarteira e dobrei ligeiramente as beiras da mesma.
Cobri com mozarella ralado.
Levei ao forno (180º C) durante, mais ou menos, 30 minutos.


Foi o jantar, acompanhada com salada e uma sopinha bem quente.


segunda-feira, 28 de julho de 2014

Outra Meia Desfeita

Este é um dos nossos top 10...


1) Cozi grão demolhado, na panela de pressão, em água e sal junto com 1 cebolinha.
2) Escorri o grão e reservei.
3) Cozi também 2 batatas e 3 ovos.
4) Escorri-os, cortei as batatas em cubos, descasquei os ovos e cortei-os em 4 gomos cada um.
5) Entretanto, escaldei 2 postas de bacalhau por 3 minutos.
6) Depois de arrefecidas, desfiz as postas em lascas.
7) Fiz um molho com azeite, vinagre, 1 dente de alho e 1 cebola picadinhos, salsa cortada, sal e pimenta rosa e verde.
8) Num prato de serviço, misturei cuidadosamente o grão, os  cubos de batata e as lascas de bacalhau.
9) Reguei com cerca de dois terços do molho e envolvi ligeiramente.
10) Dispus os gomos dos ovos e temperei com o restante molho.


Servi frio.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Alheira em Bolinhas Panadas

Já as tinha feito aqui; é que as tinha visto por aqui, todas janotas...
Muito boas estas bolinhas!


Tirei a pele a 2 alheiras de Mirandela e, com a massa, moldei bolinhas pequenitas. 
Passei-as por ovo batido, depois por pão ralado e fritei-as em azeite quente.
Escorri-a sobre papel absorvente.


Comemos com salada de alface...


domingo, 16 de março de 2014

Camarões Crocantes

Estes camarões acho que ainda não tinham aparecido por aqui...


Descasquei os camarões (deixei-lhes a ponta do rabinho) e coloquei-os cerca de meia hora numa marinada feita com:
o sumo de meio limão, o sumo de meia lima, sal, 1 colher de café mal cheia de piripiri moído, pozinhos de pimentão doce,  dentes de alho esmagados e 2 folhas de louro partidas.


Escorri-os, um por um, passei-os por farinha de milho, depois por 2 ovos batidos, novamente por farinha de milho e pelos ovos batidos.
Fritei-os dos 2 lados em azeite quente.


Escorri-os sobre papel absorvente e salpiquei-os com gotas de sumo de limão.


O arroz branco fez-lhes companhia...


segunda-feira, 3 de março de 2014

Bolo de Domingo à Tarde

Era um bolo de chocolate e laranja, mas o chocolate perdeu-se no caminho...


Misturei bem 6 gemas de ovos com 2 chávenas de chá de açúcar.
Juntei-lhes 1 chávena de chá de manteiga derretida, o sumo e a raspa de uma laranja grande.
Deitei também 2 chávenas de chá de farinha, misturadas com 2 colheres de fermento e, finalmente, envolvi as 6 claras batidas em castelo.


Levei ao forno durante 30  minutos, a 180º C.


Podia ter cozido mais uns 5 minutos... podia, pois.
Mas até gostamos dele assim!!!


domingo, 26 de janeiro de 2014

Bolo de Laranja

Bem fofo e húmido este bolo de domingo à tarde...


Misturei 1 chávena e meia de açúcar com 1 chávena e meia de farinha.
Juntei meia chávena de manteiga amolecida, meia chávena de sumo de laranja, a raspa de 1 laranja e 6 gemas de ovos.
Bati bem com a batedeira elétrica.
Envolvi finalmente as 6 claras batidas em castelo firme e 2 colheres de chá de fermento.
Coloquei numa forma de buraco, untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Levei ao forno, a 180º C e o fim de 30 minutos fiz o teste do palito.
Retirei do forno e desenformei de imediato.

Ficou um bolo grande e fofo!!!


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Açorda de 2 Peixes

A dourada, o espada preto e o pão de centeio juntaram-se de improviso nesta açorda...


No tacho de barro, com o fundo coberto de azeite, deitei 3 dentes de alho esmagados, 1 tomate maduro em pedacinhos, 1 malagueta seca picada e uns cubinhos de bacon.
Deixei que rebolassem um pouco.
Entretanto num tachinho, cozi em água e sal, 1 posta de dourada, 1 de espada preto e 2 camarões.
Escorri-as, arrefeci-as e limpei-as de peles e espinhas.
Aos camarões deixei ficar as cabeças e os rabinhos.
Na água da cozedura, demolhei 2 pãezinhos de centeio (da véspera).
Envolvi, no azeite quente, os peixes desfiados e juntei-lhes de seguida os pães espremidos.
Mexi tudo com a colher de pau e, finalmente,  misturei 1 ovo batido e coentros cortados.

Servi de imediato com os camarões no topo.



segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Lulas e Cogumelos de Fricassé

As lulas hoje arranjaram companhia...

~

Num tacho de barro, com o fundo coberto de azeite, estalei 3 dentes de alho picados e 1 cebola em meias luas.
Deitei dentro do tacho 6 lulas cortadas às rodelas e os respetivos tentáculos.
Deixei-as estufar, com o tacho tapado, até ficarem tenras.
Juntei ainda meia dúzia de cogumelos frescos fatiados, envolvi e deixei apurar um pouco.
No final, retirei o tacho do lume e juntei 2 gemas de ovos batidas com o sumo de 1 limão e um pezinho de salsa cortada.
Levei de novo a lume brando, mexendo sempre, durante 1 ou 2 minutos.


Servi, bem quente, numa coroa de arroz branco.


Também havia uma salada verde, de alface.



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Filetes de Espada Preto Panados

O espada preto está na lista dos nossos preferidos, principalmente se estiver em filetes...


Umas duas horas antes, temperei os filetes com sal, pimentas rosa e verde moídas, dentes de alho em pedacinhos, sumo de meio limão e as rodelas da outra metade.


Passei-os por farinha de trigo, depois por 2 ovos batidos e, finalmente, por pão ralado.
Fritei-os dos 2 lados, em azeite bem quente.


Escorri-os sobre papel absorvente.


 Tiveram como companhias um arroz de ervilhas e uma salada verde.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Bolinhas de Alheira (Trilogia 156)

Já é a 156ª semana trilógica e o tema  é simplesmente Trás os Montes...
E será para essa região que o Amândio, o Luís e eu viajaremos...
Eu trouxe para casa duas alheiras de Mirandela e transformei-as em bolinhas panadas ou almôndegas...


Retirei a pele a duas alheiras de Mirandela, amassei e formei bolinhas pequenas.


Passei-as primeiro por ovo batido e depois rebolei-as em  pão ralado.
Fritei-as em óleo bem quente...


... até ficarem douradinhas de todos os lados.
Escorri-as sobre papel absorvente.


Acompanhei-as com arroz de tomate e ervilhas e com uma bela de uma salada verde.



sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Strogonoff

Jantar despachado num dia de pressas...


Cortei 4 bifes de peru em tirinhas.
Temperei-os com sal, pimenta preta moída e alho em pó.
Alourei-os em azeite quente e 3 dentes de alho picados. 
Juntei-lhes 1 lata de cogumelos inteiros escorridos.
Borrifei-os com vinho branco, tapei o tacho e deixei estufar até ficarem tenras.
Misturei 1 pacote de natas com 1 gema de ovo, temperei a mistura com pimenta preta e envolvi na carne, deixando engrossar um pouco.
Salpiquei com salsa picada.


Acompanhei com batatas fritas em azeite e uma salada mista.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Panadinhos (Trilogia 146)

E não é que nesta 146ª semana o Amândio, o Luís e eu fomos a um picnic trilógico???
lolololol
Eu levei panadinhos de peru. 


Comecei por bater os bifes com o martelo para os tornar bem fininhos.
Cortei cada um em 3 e temperei com sal, pimenta rosa e verde moídas, dentes de alho laminados, folhas de louro partidas e sumo de meio limão.
Deixei ficar no frigorífico por umas 2 horas.


Depois passei-os sucessivamente por farinha, ovos batidos e pão ralado,  sacudindo os excessos.
Fritei-os em azeite quente dos 2 lados.
Escorri-os bem sobre papel de cozinha.


Assim mesmo, ou dentro de um pãozinho...


... serão sempre os deliciosos panadinhos dos picnics da minha infância...

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Mousse de Chocolate com Natas (Trilogia 145)

Foi o Amândio quem nos disse, ao Luís e a mim, Comida de Festas, nesta 145ª semana trilógica...
Depois dos maravilhosos bacalhaus, haverá uma tacinha de mousse de chocolate bem fresquinha e feita com a alegria  que as festas pedem.


Derreti 200 g de chocolate preto, em barra, com 2 colheres de sopa de manteiga.
Misturei-os bem, com uma colher, para obter uma mistura homogénea.
Bati 7 gemas de ovos com 6  colheres de sopa de açúcar.
Juntei-lhes a mistura de chocolate derretido com a  manteiga, mexendo  bem.
Bati 1 pacote de 200 g de natas e misturei-o na mistura anterior.
Finalmente, envolvi as 7 claras batidas em castelo firme, deitei a mistura  numa taça grande e levei-a ao frigorífico de um dia para o  outro.


Juntar as natas tornou o sabor do chocolate bem mais suave e aumentou a quantidade na taça (o que combina com a palavra festa)...



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Saladinha de Camarão com Ananás

O calor faz apetecer coisas frias, frescas, do frigorífico...


1) Cozi 3 batatas cortadas aos quartos, 3 cenouras às rodelas, um punhado de ervilhas congeladas e 3 ovos.
2) Escorri-os e reservei, deixando arrefecer.
3) Entretanto, salteei cerca de 300 g de miolo de camarão em azeite, temperados com sal, alho em pó e 2 malaguetas secas.
4) Misturei tudo, juntei ainda 4 rodelas de ananás, cortadas em pedacinhos e levei ao frigorífico por 1 hora.
5) Fiz um molho com azeite, vinagre, 1 cebolinha picada e salsa cortada. Temperei com sal e pimenta preta  moída.
6) Reguei e envolvi o molho na salada.
7) Cortei os ovos em rodelas que dispus no topo da saladinha.


Guardei no frigorífico até à hora de servir.



domingo, 28 de julho de 2013

Meia-desfeita

Esta meia-desfeita está na C.T.P. (p. 202) e faz os nossos encantos, mesmo num almoço de domingo...


Usei grão de 1 lata que escorri.
Cozi 2 postas de bacalhau previamente demolhado, escorri-as e limpei-as de peles e espinhas, lascando-as.
Numa tacinha, piquei 1 cebola, 2 dentes de alho, uns pezinhos de salsa e reguei com azeite e vinagre (2 dl de azeite misturados com 2 colheres de sopa de vinagre).
Temperei ainda com sal e pimenta moída.
.Numa travessa funda, coloquei o bacalhau e' por cima o grão.
Envolvi, cuidadosamente, com o molho.
Finalmente, dispus rodelas de ovos cozidos e deitei o restante molho.


Servi assim, sem mais demoras...


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Peixe-Galo com Iogurte e Ananás

Eram só 3 filetes pequenitos de peixe-galo que teriam de chegar para o jantar de três...


Cortei os filetes em tirinhas que temperei com sal, pimenta rosa e verde moídas, 2 dentes de alhos laminados e o sumo e a raspa de uma lima.
Deixei tapados no frigorífico, durante mais ou  menos 1 hora.


Numa frigideira derreti 100 g de manteiga e nela salteei rapidamente as tirinhas de peixe, passadas por farinha.


Numa tacinha, misturei o sumo de uma lima com 1 ovo batido e 1 iogurte grego natural.
Fora do lume, envolvi as tirinhas de peixe neste molho, mexendo bem.
Levei  de novo ao lume, por uns segundos, mexendo  sempre.
Finalmente juntei 3 fatias de ananás de lata aos pedacinhos e salpiquei com salsa.


Acompanhei com arroz agulha cozido em caldo de galinha.