Mostrar mensagens com a etiqueta trilogia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta trilogia. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Açorda com Ovos Escalfados (Trilogia 162)

O Amândio disse: "Economia a todo o custo sem poupar na qualidade da comida" e eu e o Luís tivemos que nos «desembrulhar»...
Há quem lhe chame alentejana, mas não me atrevi…
Económica é, deliciosa também e nada de poupar na qualidade da comida…


Comecei por cortar um pão alentejano (dos cabeçudos), da véspera. em fatias de tamanho médio.
Depois escalfei 6 ovos, em água ligeiramente acidulada com vinagre.
Reservei-os.
Cortei 3 dentes de alho (grandóes) e um molho de coentros para dentro de um almofariz.
Juntei-lhes 1 colher de sopa de sal grosso.
 Pisei-os até ficarem reduzidos a uma pasta.


Deitei esta pasta numa terrina e reguei com 6 colheres de sopa de azeite. 
Molhei com 1.5 l de água a ferver, mexendo para dissolver a papa de coentros.
Finalmente introduzi as fatias de pão, esperando uns minutos para que ficassem embebidas no caldo.


Por cima, coloquei os 6 ovos escalfados.
Servi bem quente.



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Bolo de Laranja (Trilogia 161)

Foi o Luís quem propôs:
«Com papas e Bolos…», nesta 161ª trilogia das quartas-feiras. 
O Amândio e eu escolhemos fazer bolos (para enganar os tolos?... ná!)

Bati 200g de manteiga (à temperatura ambiente) com 250 g de açúcar até obter um creme.
Juntei 5 gemas de ovos (uma de cada vez), envolvendo-as no creme.
Misturei a raspa de 1 laranja e 250 g de farinha, alternando com o sumo da mesma laranja.
Envolvi as 5 claras batidas em castelo e, finalmente, 2 colheres (de café) de fermento.


Levei ao forno em forma untada de manteiga e polvilhada com farinha por cerca de 40 minutos a 180º C.


Desenformei e cobri-o com 100 g de chocolate de barra derretidos ao lume com 1 pacote de natas.


Levei-o umas horas ao frigorífico para a cobertura endurecer.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Bifes de Frango com Mel e Limão (Trilogia 160)

Não é nenhuma mezinha para curar gripes ou constipações…
É só a 160ª trilogia com tema proposto ao Amândio e ao Luís por mim: «Açúcar, Mel e Compota».
Até agora comprova-se a teoria de que somos os 3 mais salgados do que doces…

Eu fiz uns simples bifes de frango.


Temperei os bifes de frango com sal.
Num pirex, com o fundo coberto de azeite, coloquei uma malagueta seca e alhos picados.
Levei ao lume a aquecer, sem deixar ferver.
Numa tacinha misturei o sumo de 1 limão com 1 colher de sopa de mostarda e 2 colheres de sopa de mel e misturei bem.
Juntei esta mistura com o azeite aquecido, envolvi e mergulhei nela os bifes de frango.
Deixei-os ficar a marinar cerca de 30 minutos, virando-os a meio do tempo.


Levei-os ao forno por 25 minutos.
Virei-os nos últimos 10 minutos.


Acompanhei com batatas fritas e uma salada verde.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

(Um) Empadão de Bacalhau (Trilogia 159)

Estamos de volta!!!
Depois de um intervalo longo, voltamos às trilogias com um tema também ele trilógico dito pelo Amândio: « Empadas, Empadinhas e Empadões». O mais despachado dos 3 foi o Luís… eu escolhi o empadão por motivos que quem me conhece sabe bem: as massas e eu costumamos ter desentendimentos.


1 - Preparei uma taça de puré de batata (ficou bem durinho) e reservei-o.
2 - Cobri o fundo de um tacho com azeite. Junte 1 malagueta seca, 3 dentes de alho picados, 2 cebolas em rodelas, 2 tomates maduros em pedacinhos e meio pimento amarelo às tiras.
3 - Deixei-os rebolar no azeite quente uns minutos.
4 - Juntei, então. 2 postas de bacalhau demolhadas e feitas em lascas grandes.  Envolvi todos.
5 - Entretanto, cozi 3 ovos e cortei-os às rodelas.
5 - Numa assadeira coloquei uma camada de puré de batata, deitei o refogado de bacalhau, dispus as rodelas de ovo cozido e cobri com o restante puré de batata.


Pincelei com 1 ovo batido e levei ao forno (200º C) por 15 minutos. 

Quando retirei do forno, decorei com azeitonas e servi com uma salada verde.

domingo, 10 de novembro de 2013

Cozido (Trilogia 158)

Completam-se hoje, dia 10 de novembro, três anos do que chamámos de trilogias (o Amândio, o Luís e eu).
Será também hoje que encerraremos esta aventura semanal de cumprirmos o mesmo tema todas as quartas feiras.
É tempo de pausa...


E, como não podia deixar de ser o tema hoje é «Os afetos» (já que a amizade e a cumplicidade acabaram inevitavelmente por se envolver nestas tris). 
Eu fiz um cozido, pois é o prato que tenho mais presente nas minha memórias de sempre e me liga aos afetos do passado e presente..


Cozi couves (lombarda e portuguesa), batatas, nabo e cenouras.
Escorri e reservei.
No mesmo caldo cozi carne de vaca, entrecosto, 1 chispe (sem unha) e 1 orelha de porco.
À parte cozi chouriço,  farinheira e morcela.


Escorri mal  e servi bem quente.


Podem vir que quando faço cozido dá sempre para quem chega...



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bifes à Portuguesa (Trilogia 157)

É já a 157ª semana de trilogia e, desta vez, foi o Amândio quem sugeriu que o Luís e eu variássemos sobre o HSP...
Eu escolhi uns bifes à Portuguesa que me pareceram bem ao nosso jeito.


Na frigideira, coloquei tirinhas de presunto a fritar em azeite bem quente, até ficarem crocantes.
Escorri-as sobre papel de cozinha e reservei-as.


No mesmo azeite fritei bifes de vaca dos 2 lados.
Quando os virei, temperei-os com sal e pimenta preta moída.
Reservei-os também.
Levantei o lume, deitei no azeite 2 dentes de alho esmagados e meio copo de vinho branco.


Deixei reduzir o vinho, apurando o molho.
Servi os bifes cobertos com as tiras de presunto e regados com o molho.


Acompanhei-os com as batatas fritas em azeite que, cá em casa são as inseparáveis companheiras de qualquer bife...

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Bolinhas de Alheira (Trilogia 156)

Já é a 156ª semana trilógica e o tema  é simplesmente Trás os Montes...
E será para essa região que o Amândio, o Luís e eu viajaremos...
Eu trouxe para casa duas alheiras de Mirandela e transformei-as em bolinhas panadas ou almôndegas...


Retirei a pele a duas alheiras de Mirandela, amassei e formei bolinhas pequenas.


Passei-as primeiro por ovo batido e depois rebolei-as em  pão ralado.
Fritei-as em óleo bem quente...


... até ficarem douradinhas de todos os lados.
Escorri-as sobre papel absorvente.


Acompanhei-as com arroz de tomate e ervilhas e com uma bela de uma salada verde.



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bifes de Atum em Moscatel (Trilogia 155)

É moscatel o tema  trilógico desta semana com o Amândio e o Luís...
Eu usei o de Setúbal.


Um tempo antes de cozinhar, temperei 3 bifes grossos de atum com sal, pimenta preta, alho em pó e sumo de limão.
Levei ao lume uma frigideira com um fio de azeite.
Deitei-lhe 4 dentes de alho esmagados com a pele e deixei-os estalar durante cerca de 1 minuto.


Coloquei  então os bifes de atum, deixando-os ganhar cor dos 2 lados.
Reguei com 1 cálice de moscatel e deixei ferver um pouco para evaporar o álcool.


Acompanhei com batatas cozidas e o molho apurado.


E o aspeto não engana: saborosos e suculentos...
http://kitchenet.aeiou.pt/i/p.gif


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Feijoada de Choco (Trilogia 154)

Não faço a mínima se o Amândio e o Luís vão achar  que a minha feijoada cabe no tema «arte de feijoar»...
Para mim é sempre uma arte conseguir um almoço delicioso para todos (mesmo para quem costuma refilar com os benditos chocos)...


Arranjei um choco grandão e cortei-lhe o corpo em cubos.
Deixei-os rebolar em azeite, 1 cebola cortada em meias luas, 3 dentes de alho esmagados, 2 malaguetas secas e também 6 rodelas de chouriço de porco preto.
Depois juntei-lhe 4 cenouras em rodelas e 2 tomates maduros em pedacinhos.
Envolvi tudo, reguei com 1 copo de vinho branco e tapei o tacho, deixando-o sobre lume brando até o choco ficar tenro.
Juntei então feijão branco cozido (na panela de pressão depois de devidamente demolhado), algum caldo de cozer o mesmo  e uns camarões cozidos e descascados.
Dei uma misturadela com a colher de pau e deixei que os sabores se conhecessem.


Finalmente polvilhei com coentros frescos cortados.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Frango na Púcara (Trilogia 153)

E nesta semana de trilogia, a 153, o tema era aguardente, para o Amândio, o Luís e eu...
Não fui muito longe nas ideias possíveis, mas saiu um frango na púcara de comer e chorar por mais!


Na púcara coloquei 100 g de presunto em cubinhos, 3 tomates maduros em pedacinhos,  3 dentes de alho esmagados e meio frango do campo em pedaços.
Juntei  6 cebolinhas, 1 colher de sopa de mostarda e 2 colheres de sopa de manteiga.
Reguei com 1 cálice de vinho do Porto, 1 cálice de aguardente velha e 1 dl de vinho branco.
Temperei com sal e pimenta preta.


Tapei a púcara e levei a forno bem quente durante quase 1 hora.


Quando o frango ficou cozido destapei a púcara e deixei que o frango alourasse durante mais 20 minutos.


Acompanhei com batatas fritas em azeite.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Robalo no Forno (Trilogia 152)

Adoro robalos e também acho que quanto mais simples, melhores ficam...
É que o tema desta semana de trilogia com o Amândio e o Luís é mesmo o robalo...
E por aqui saiu este grandão no forno!


A simplicidade foi mesmo rainha:
- untei um pirex com azeite e espalhei nele rodelas de batatas;
- salpiquei com sal, pimenta moída e alho em pó;
- levei-as ao forno por cerca de 45 minutos;
- afastei-as do centro, onde coloquei o robalo arranjado (com um dente de alho esmagado e meia folha de louro na barriga) e temperado com sal;
- reguei-o com um fio de azeite e borrifei-o com vinho branco;
- levei de novo ao forno por mais 20 minutos.


E não é que ficou delicioso????

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Bacalhau à Barrete Verde (Trilogia 151)

Quando o Amândio disse 1002ª de bacalhau, a mim e ao Luís, deve ter pensado numa daquelas que nunca fizemos antes (missão difícil)...

A mim aconteceu o inesperado:
preparei o bacalhau para o Barrete Verde que se transformou no velho e apreciado bacalhau à Braz.
Deve ser a 1002ª vez que faço bacalhau à braz (é preciso manter o «povo» feliz e contente).

Assim sendo, darei apenas a receita do Barrete Verde (que farei  em breve) e terminarei com uma foto do bacalhau à Braz...
lolololol

Desfia-se bacalhau cozido e limpo de peles e espinhas.
Deitam-se as lascas de bacalhau numa cebolada feita com azeite, cebola, tomate, alho e louro.
Envolve-se bem e deixa-se descansar uns minutos.

Faz-se um puré de batata bem temperado e uma tigelinha de maionese.
Num pirex, coloca-se a cebolada/tomatada de bacalhau e o puré de batata em volta.

Escava-se uma ilha no meio, onde se coloca a maionese.
Enfeita-se com azeitonas e leva-se ao forno quente por mais ou menos 15 minutos.


Foi um 2 em 1 nesta 1002ª que é a 151ª...
lololol


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

(Uma) Alcatra dos Açores (Trilogia 150)

Nesta 150ª semana trilógica, sempre como parceira  do Amândio e do Luís o tema é Açores.
Fiz uma alcatra sem alguidar...


Untei um tacho de barro com banha.
Deitei-lhe cubos de carne de vaca, rodelas de 2 cebolas, 100 g de bacon aos quadradinhos, 3 cravinhos, uma folha de louro partida ao meio e, ao centro, um pau de canela.
Juntei uns grãos de pimenta, 1 colher de sopa da massa de malagueta, uma pitada de sal e uns borrifos de vinagre branco.
Cobri a carne com vinho branco e espalhei umas 50 g de manteiga em pedacinhos.
Tapei  o tacho com folha de alumínio e levei ao forno (200ºC) por pouco mais de 1 hora.


No fim desse tempo, eliminei a folha de alumínio e levei de novo ao forno para a carne dourar.


Servi bem quente, com batatas fritas em azeite, para grande contentamento do povo....



quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pernas de Galinha no Forno (Trilogia 149)

Era galinha o tema desta semana.
Era mesmo para o Amândio, o Luís e eu viajarmos até à capoeira...


Usei pernas de galinha gorducha e fiz-lhes uns golpes.
Besuntei-a com uma mistura de banha com sal, alhos picados, pimenta preta moída e pozinhos de pimentão doce.
Nos cortes introduzi umas rodelas de chouriço.
Rodeei as pernas da galinha com batatas cortadas às rodelas que salpiquei com sal.
Reguei tudo com meio copo de vinho branco e levei ao forno quente durante 1 hora e meia.


Acompanhei-as com salada de alface.



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Jaquinzinhos (Trilogia 148)

Ao contrário do Amândio e do Luís eu não tenho gato, nem nunca tive... só um papagaio que sabe miar!
Imagino que estes jaquinzinhos seriam um belo petisco para qualquer gato ou gata...


Salpiquei os jaquinzinhos com sal, passei-os por farinha de milho, sacudi o excesso e fritei-os em azeite bem quente.
Escorri-os sobre papel absorvente.


Acompanhei-os com arroz de tomate e coentros...


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Costeleta Frita (Trilogia 147)

Esta semana o Amândio, o Luís e eu tínhamos o tema de fast food.
Se é para ser rápido, fiz costeletas fritas... rápido não quer  dizer que não seja delicioso!


Temperei as costeletas com sal, pimenta moída, alhos laminados, louro e fritei-as (dos 2 lados) em azeite e 1 colher de sopa de banha (bem quentes).
Acompanhei com batatas fritas em azeite e rodelas de tomate.

Não disse?
Mais rápido era difícil...


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Panadinhos (Trilogia 146)

E não é que nesta 146ª semana o Amândio, o Luís e eu fomos a um picnic trilógico???
lolololol
Eu levei panadinhos de peru. 


Comecei por bater os bifes com o martelo para os tornar bem fininhos.
Cortei cada um em 3 e temperei com sal, pimenta rosa e verde moídas, dentes de alho laminados, folhas de louro partidas e sumo de meio limão.
Deixei ficar no frigorífico por umas 2 horas.


Depois passei-os sucessivamente por farinha, ovos batidos e pão ralado,  sacudindo os excessos.
Fritei-os em azeite quente dos 2 lados.
Escorri-os bem sobre papel de cozinha.


Assim mesmo, ou dentro de um pãozinho...


... serão sempre os deliciosos panadinhos dos picnics da minha infância...