Não vou dar receitas....
Para mim cozer polvo é ainda um mistério!
Normalmente fica tipo chiclete, mas desta vez saiu tão bem que não resisti a partilhá-lo convosco...
Uma vez experimentei cozer sem água, conselhos que nos dão... Moral da história: queimei a panela - lol!
Desta vez fiz como tantas outras - polvo congelado, cozi em água sem sal, na panela de pressão, juntei só 1 cebola, 25 minutos depois de apitar e... aconteceu 1 polvo delicioso!
Foi só acompanhar om umas batatinhas de micro-ondas (batatinhas bem lavadas com a casca e polvilhadas com sal no micro-ondas, durante 15 minutos, a 800W) , regar com muito azeite, alhos picados e salsa.
Digam lá que não está um apetite?
Só se não gostarem de polvo...
Eu adoro polvo de qualquer maneira!!!Menina está mesmo uma maravilha.Sabes eu sou daquelas que coze o dito sem água na panela de pressão!!!Nunca cozi do congelado. Mas do fresco corto as pontas das perninhas todas e ele coze com a propia água que vai largando.Depois de apitar a panela são 20 minutos.Beijinho carinhoso
ResponderEliminarComo (e adoro) se me dão. Nunca nem tentei fazer, tenho medo deles... ;)
ResponderEliminarCozo sempre com um copo de vinho tinto e outro de água, na panela de pressão e tudo bem.
ResponderEliminarUm prato dos que eu gosto e muito. As receitas simples, são na maioria das vezes as mais deliciosas!
ResponderEliminarBeijinhos
Quanto á cozedura do polvo á quem junte uma cebola inteira e um pouco de água não muita, leva-se a cozer e quando a cebola está cozida o polvo também.
ResponderEliminarPara te dizer a verdade eu cozo o polvo conforme a disposição do momento, pode demorara mais ou menos mas acaba por cozer.
Na Galiza costipam o polvo, ou seja, mais ou menos a meio da cozedura, tiram o polvo da água a ferver, três vezes seguidas, puxam-no para cima e assim a carne amacia. Também se usa bater o polvo mas isso já é muito arcaico para mim!
Mais uma vez beijinhos
Eu não gosto de polvo, mas posso dizer que está mesmo um apetite :)
ResponderEliminarbeijinhos
Anna Anna, claro que está uma delicia o polvo,Tens razão com a cozedura, mas eu cozo-o sempre na panela de pressão, e é mais rápido.Mas é bom de qualquer maneira o polvo, até arrozito adoro querida. Posso ir almoçar a tua casa?é melhor ficar para outra altura não!beijito fica bem.
ResponderEliminarAnna amo polvo de todas as maneiras!!!O teu está uma delicia. Um beijo. Marcos:*))
ResponderEliminarAnna, o polvo congelado por norma fica sempre tenro, os cristais de gelo "cortam" as fibras e amacia a carne.
ResponderEliminarE para que fique registado, eu gosto muito, muito de polvo.
Bj e bom fim de semana
Eu ia dizer o mesmo que a Marizé :) Quando congelado o polvo fica sempre mais tenro. Compro sempre congelado e cozo na panela da pressão :) Adorooo
ResponderEliminarCongelado ou sovado com pau, vai dar ao mesmo e congelado dá muito menos trabalho. Nas Rias Bajas, os galegos cozem o polvo em água com sal durante cerca de hora e meia e, a meio da cozedura, tiram-no por momentos do bidão onde os cozem e mergulham-nos por um momento em água gelada. Fica a delícia que se sabe!
ResponderEliminarLPontes
Curiosamente hoje o meu almoço foi polvo cozido :)
ResponderEliminarCá em casa todos adoram :)
Eu costumo cozer na panela de pressão e nunca tive problemas.Uso o polvo congelado e mesmo que compre fresco congelo primeiro porque me ensinaram que assim fica mais tenrinho.
Beijinho
Anna o teu polvo esta maravilhoso...já te disse que o truque para cozer o polvo é um bocadinho de cortiça virgem fica que se desfaz na boca. Um bjo Natércia...
ResponderEliminaradoro polvo minha querida anna,de qualquer maneira e feitio.
ResponderEliminarjinhos grandes amiga
e cuidado os anónimos andam aí :o)
besitosssssssssssssssss
Olá Anna
ResponderEliminarMaravilhoso esse teu polvo. Ando desaparecida mas co muitas muitas saudades de postar no blorg e de ter tempo p passear pelos vossos cantinhos.volto assim q trabalho acalmar.
Bjokas
Ana
Eu sou doidinha por polvo...e cozo exactamente como tu fizeste: congelado, panela de pressão, água, 1 cebola inteira (com casca e tudo). Deixo apitar e espero +/- 20 minutos. Abro a panela e depois coloco o sal! Sai sempre bem!Essas batatinhas que tens aí a acompanhar o belo polvo são de fazerágua na boca!
ResponderEliminarTalvez ainda lá passe amanhã. Quando passares no stand do Isto faz-se(pavilhao 1 ao fundo do corredor central) pergunta se eu já lá passei.Adorava encontrar-te.
ResponderEliminarBjokas
Ana
O polvo e eu já somos amigos de longa data, eh..eh..eh, adoro polvo cozido ou em filetes é uma delícia, bjs
ResponderEliminarCozer polvo é como fazer molotof , só custa a primeira vez . Depois de saír bem nunca mais sai mal .
ResponderEliminarrealmente cozer o polvo parece tão fácil e nem sempre o é!
ResponderEliminarparece que também tem a ver com a qualidade o bicho. Há uns que por muito que se faça fica sempre borrachudo...
aprendi uns truques com uma espanhola amiga... por lá o polvo é sempre uma delícia. Tenho feito e dá certo!
dá uma olhada lá no meu canto pra ver as dicas (outubro 2005).
Sucessos!
Adoro polvo!
ResponderEliminaro meu fica sempre bem cozido e tenrinho. Tenho alguns truques que já partilhei com quem me lê.
boa semana
Quem me dera que o Diogo tivesse razão e que, depois do 1º, saissem sempre bem...
ResponderEliminarJá ui espreitar as vossas dicas, obrigada!
Beijocas para todos.
Eu adoro polvo! Chega a ser um vicio... é isso e as gambas :)
ResponderEliminarÀs tantas já venho tarde quanto ao meu conselho...mas lá vai: Certa vez apeteceu-me polvo cozido mas não tinha panela de pressão. Aqui fica a receita que um pescador me deu: O polvo vai para a panela (congelado, descongelado ou fresco - tanto faz!. IMPORTANTE: NÃO SE PÕE ÁGUA, SAL, CEBOLA, NÃO SE BATE O POLVO...NADINHA!!!!!). Coloca-se a panela em lume muito, muito brando. O polvo vai largando a água em que vai cozer e o sal que as suas fibras contem, é mais que suficiente (e olhem que sou esquisita com o sal!). Assim que o polvo começa a fervilhar na panela, são 45 min (nem mais nem ontem!). Fica perfeito e irrepreensível!
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar