segunda-feira, 25 de maio de 2009

Intercâmbio Culinário: Quase, quase... Carreteiro

Dizem que não há uma sem duas, nem duas sem três...
cá estou eu a participar, pela 3ª vez, no Intercâmbio Culinário, com a minha parceira de sempre, a jovem Talula...
Desta vez fiz um Carreteiro, um pouquinho à minha maneira.
É um arroz bem simples e delicioso...


Num tacho, aqueci azeite e fritei 250 g de pá de porco fumada cortada em cubinhos (a receita da Talula pedia 200 g de linguiça calabresa picada).
Juntei 3 dentes de alho picados e 1 cebola roxa grande também picada.
Deixei refogarem um pouco.
Acrescentei 1 chávena de chá de arroz carolino lavado e escorrido, envolvi tudo e deixei fritar por uns 2 minutos.
Reguei com 2 copos de água a ferver, semi tapei o tacho (deixei uma colher de pau entre a tampa e o tacho) e deixei cozinhar em lume brando durante uns 15 minutos.
Rectifiquei o sal.
Retirei do lume, tapei o tacho e esperei mais 2 minutos.
Juntei salsa picada, envolvi e servi.
Eu disse que era quase... quase...
Mas todo bem cheiroso e saboroso!!!!

12 comentários:

  1. Muito boa nota para este Carreteiro Seco feito com arroz carolino lavado (se não tivesse sido, daria o Carreteiro Molhado).
    Claro que a verdadeira dificuldade, daí a Anna ter dito "quase" e muito bem, é fazer um carreteiro sem charque, ou carne seca do Brasil, que não há mesmo por aqui. Eu teria substituído a charque pela pá fumada e a calabresa por uma linguíça alentejana porque o sabor do enchido em tripa talvez tenha ficado em falta.
    Mas sim, um rico prato! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Bem amiga e que bom aspecto tem esse carreteiro!! Deve de ser uma maravilha!!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  3. O quase ficou excelente :)
    Muito bem. Obrigada por mais esta participação ;)

    ResponderEliminar
  4. Se não ficou um carreteiro completo ficou um arroz maravilhoso :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Anna,
    Em relação ao seu comentário no bife checo, em relação às alcaparras, pronto, cada um gosta do que gosta, eu também não gosto de lulas com batatas fritas :-)...
    Agora em relação à anchova a questão é outra, eu próprio nem era capaz de comer uma pizza se ela tivesse vestígios de anchova. Tudo mudou quando passei a perceber a anchova como tempero e não como alimento. Se calhar, mastigar uma colherada de cravinhos ou uma noz moscada será algo muito parecido com tortura e, no entanto, valorizam os nossos pratos de forma superior.
    Aqui declaro que não descanso enquanto não vir a Anna a "temperar" com esse delicioso tempero que é a anchova!

    ResponderEliminar
  6. Anna óptima participação k tiveste com o quase carreteiro, acho k ficou um belo prato, parabéns, beijoquinhasss.

    ResponderEliminar
  7. Eita, eu bem aceitaria um convite pra provar esse carreteiro!
    :)

    ResponderEliminar
  8. Anna para mim ficou exlente! Um beijo:))

    ResponderEliminar
  9. Adoro arroz carreteiro. Uma completa refeição. Bjs

    ResponderEliminar
  10. se nao e mesmo eu adorei como fizeste. esta de fazer crescer agua na boca acredita linda.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Anna ficou uma delicia como só tu fazes.Um beijinho...

    ResponderEliminar
  12. Que belo aspecto que tem, deve ter ficado delicioso.Beijinhos.

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.