domingo, 25 de maio de 2008

Sopa Camponesa

Pela 1ª vez comprei feijão de debulhar (são feijões frescos, mas ainda dentro das vagens...).
Saíu esta sopinha!

Primeiro, debulhei os feijões.

Numa panela, coloquei 1 fio de azeite, 3 dentes de alho, 1 cebola roxa e outra branca, 3 pedaços de barriga de porco fumada, 5 batatas em pedaços e 2 cenouras às rodelas.

Deixei rebolar no azeite por uns 5 minutos.

Juntei água até cobrir os legumes, um pouco de sal e deixei cozer.

Retirei os pedaços de barriga de porco fumada e esmaguei os legumes com o esmagador.

Juntei a barriga de porco fumada cortada em tirinhas, os feijões e 100 g de cuscus.

Deixei cozer mais 12 minutos, mexendo de vez em quando.

Até parece de Inverno, mas este tempo chuvoso, ainda faz apetecer uma sopinha assim...

25 comentários:

  1. Ficou uma sopinha muito apetitosa.
    Obrigada pelo voto :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Anna a sopinha tem um aspecto delicioso...a pedir para ser devorada,com este tempo sabe sempre bem uma sopinha.

    Bjinho!

    ResponderEliminar
  3. A sopa tem óptimo aspecto e na verdade estamos mais para sopas substanciais do que para saladas, com este tempo!

    ResponderEliminar
  4. Olá Anna
    Que sopinha com tão belo aspecto...
    e então com este tempo, só apetece mesmo comer sopinhas.
    Adoro esse feijão, que nós cá na minha zona chamamos feijão zarolho ou feijão enjoado.

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  5. Anna adoro sopa com esse feijão sempre gustei muito e compro muitas vezes, a tua está maravilhosa. Um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  6. Que sopinha reconfortante.......eu quero.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Realmente com o tempo que tem feito só apetece comidinhas reconfortantes e esta sopa está com cara disso mesmo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Esta Primavera só me pede sopas. Os feijões são muito bonitos ;)

    ResponderEliminar
  9. Estes feijões são tão lindos né?! A sopa feita com eles é mesmo muito saborosa!
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. A esses feijões chamam-se, na zona centro, feijões ameijoados. Por cá raramente os vejo e são bastante caros.
    Por acaso é coisa que tenho sempre na minha arca e em quantidades industriais. Gosto bastante deles na sopa. Também,os mais tenrinhos, ficam muito bem em arroz.
    Quanto ´tua sopa ela fez-me lembrar as sopas da minha avó. Sopas com carne, no pino do Inverno, comidas à volta da lareira, mas que eu tanto gostava! As dela tinham presunto e entrecosto. Ai que saudades!
    Tantas que um destes dias ao passar por Almeirim "aterrei" na sopa de pedra. Não era como as que eu comia em pequena, mas também não era má!
    boa semana

    ResponderEliminar
  11. O tempo aqui voltou a esfriar e essa sopa está muito convidativa.

    ResponderEliminar
  12. A sopa feita com esses feijões fica uma delícia; adoro essas sopas.

    ResponderEliminar
  13. As coisas que já aprendi: os feijões de debulhar podem ser zarolhos, enjoados ou ameijoados...
    Turbolenta, vou seguir a sua sugestão e experimentá-los no arroz.
    Beijinhos para todos e obrigada pela simpatia dos comentários.

    ResponderEliminar
  14. Realmente com esta chuva e frio a sopinha vem sempre a calhar e com tantos legumes á mistura, delicia, bjs

    ResponderEliminar
  15. Adoro esta sopaaaaaaaaaa....
    Há quanto tempo eu não como sopa de feijão maduro. Esta está uma tentação...
    Bjokas
    Ana

    ResponderEliminar
  16. Esses feijões são tão bons..ainda me lembro quando era "piquenininha", a debulhar estes feijões com a minha avó e com a minha tia...que saudades!

    ResponderEliminar
  17. O feijão de debulhar é uma delícia e presta-se não só a sopa como a todas as outras utilizações do feijão. Pena mesmo é que esteja quase desaparecido dos nossos mercados. E digo "quase" porque, pelos vistos, a Anna arranjou-os; eu não os vejo há anos. :-(

    LPontes

    ResponderEliminar
  18. Confesso que não é uma coisa que adore... mas é saudável!

    ResponderEliminar
  19. Uma sopa para comer e chorar por mais. Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Uma sopinha é sempre bem vinda!! Bjos

    ResponderEliminar
  21. sopinha cai sempre bem e a sua está divina...
    bjs fofos

    ResponderEliminar
  22. hummm sopinha.... amo amo amo!
    *morri* de vontade agora por conta do frio!

    ResponderEliminar
  23. Esta sopinha é um conforto, sobretudo nestes dias molhados e ventosos de Primavera.
    Bjs

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.