quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Leite Creme (Trilogia 1)

Há boas ideias que saltam como as bolas de ping pong: nascem para cima do Douro,  descem até ao Tejo (passando por aqui) e resultam deliciosas, quer pelo resultado quer pelo espírito generoso de partilha...


Levei 1 litro de leite ao lume (mentira, do litro de leite retirei 1 copo que reservei).
Juntei 2 paus de canela e a casca fininha de 1 limão.
Deixei aquecer bem (quase até ferver).


Entretanto, num tacho, misturei 9 colheres de sopa de açúcar com 2 colheres de sopa de amido de milho (Maizena).
Juntei 10 gemas de ovos.


Misturei bem, com a colher de pau.
Juntei o copo de leite frio e mexi bem.


Levei ao lume mais baixinho do fogão e deitei, a pouco e pouco, o leite quente, mexendo sempre.


Deixei sobre o lume, até engrossar, sem parar de mexer.


Deitei o creme numa travessa e deixei-o arrefecer.
Polvilhei com açúcar e queimei-o, de seguida, com o ferro eléctrico que a colega Cris fez o favor de me emprestar (lol!). 


Este é o prato que me está a fazer companhia enquanto escrevo este post.

Como somos todos 3 diferentes, menos no gosto pela cozinha, o meu percurso na pesquisa desta fantástica receita foi baseado em perguntas e respostas, comparações de experiências e conclusões...
Obrigada a todos(as) os(as) simpáticos(as) que me ajudaram!
Fico à espera de nova proposta!!!!


15 comentários:

  1. Cá está ela .Ainda não tinha desligado o pc porque estava curiosa, ficou com optimo aspecto e o sabor deve ser de lamber os dedos, beijinhos e parabéns

    ResponderEliminar
  2. Não sei o que se passa no cantinho do LPontes já aparece no seu que ele já postou o leite creme e fui lá e não estava nada, o seu amigo Cupido já lá tem o seu leite creme que trio maravilhos 5*

    ResponderEliminar
  3. Ai, ai, está visto que não vou consuguir colocar isto aqui antes de passar para Quinta! :-(
    É que a tua proposta deu-me água pela barba, eu também não facilitei, é certo, mas ainda bem porque gostei muito, mesmo muito desta nossa entrada tripla pelo reino das doçuras! acho que vou conseguir...

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela ideia, Anna! Foi giríssimo ver 3 receitas de Leite Creme e todas diferentes! O segredo de um bom Leite Creme é nunca usarem farinha maizena, mas sempre farinha de trigo. Dá-lhe um sabor e uma consistência completamente diferentes. Aprendi com a Maria de Lurdes Modesto, há muitos anos.
    Parabéns pelo trabalho! Fiquei com água na boca. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  5. Afinal a proposta da parceria/trilogia deu frutos. 3 pessoas a pensar o leite creme, 3 leites cremes diferentes, como se esperava e uma grande vontade de ver o que vai sair na próxima trilogia.

    Esse leite creme está um arraso :)

    ResponderEliminar
  6. Mas que bom aspecto Anna o trio resultou em perfeição,bjokinhas amiga

    ResponderEliminar
  7. Uma receita bem tradicional e sempre deliciosa!
    Também gosto imenso de leite creme polvilhado com canela.

    ResponderEliminar
  8. Adoro mas sou esmifra com os ovos he he O meu nunca fica tão amarelinho :)

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde
    Andava eu à procura de uma receita com berigela e vim"cair" mesmo num prato de leite creme.
    devo dizer que é um dos meus doces preferidos. Aprendi a fazê-lo com uma senhora do coração do Minho que me deu a receitacom o nome"leite creme dos casamentos". a senhora tinha uma pensão nos Arcos de Valdevez"Penão Violeta". este leite creme era servido nas bodas de casamento e era polvilhdo com camela ou queimado com o ferro quente. A receita, que eu já adaptei, era mais ou menos esta: 1litro de leite das vacas cachenas alimentadas no pasto de serra da Peneda, uma casca de limão, 250g de açucar 18 ovos e 150g de farinha de trigo.O leite vai a ferver com a casca do limão e numa tijela mistura-se o açucar com a farinha dois ovos inteiros e as restantes gemas. Quando o leite levantar fervura muistura-se cuidadosamente ao preparado e volta a ir a lume brando sempre a mecher até
    começar o borbulhar, verte-se para uma taça a antes de servir queima-se com o fero quente.
    Esta receita fica muito melhor se os ovos forem das galinhas de nossa casa e o leite de origem.Mas comê-lo como eu tive o previlégio de o comer na Senhora da Peneda numa das longas tardes do mês de Agosto e lembrá-lo agora foi um prazer e deixo aqui a sugestão aos adeptos deste doce que viajar neste local no outono é ser abençoado com um dos mais belos espectáculos com que a natureza do nosso país nos pode país presentear, pelas coresdas árvores e a beleza da paisegem

    e farinha de trigo.

    ResponderEliminar
  10. Pois é daquelas "doçuras" que quase todos gostam, afirmam que é fácil mas a mim nunca me sai bem como eu gosto:com aquela textura cremosa e levemente adocicado.Umas vezes talha, outras fica muito grosso... aparentemente já desisti.Mas usava sempre farinha Maizena.Resta-me experimentar com farinha de trigo.
    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro leite creme e esse ficou com um aspecto delicioso! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Andaste a ver o meu?
    É que o meu leite creme, que a minha mãe copiou do avô dela (sim, avô e não avó...) leva os ovos inteiros!
    E eu nunca vi nenhuma receita assim e posso garantir-te que o meu leite creme é muito bom!

    ResponderEliminar
  13. eu adoro leite creme
    e umas das sobrmesas que me da mais gostinho de fazer
    fica tao boa
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Não sei como fica o paladar deste leite creme o que é certo... já tenho provado em tantos sítios e só aqui neste cantinho do norte é que encontro o melhor leite creme é, das poucas sobremesas doces que aprecio...

    ResponderEliminar
  15. Estou rendida a tantos docinhos que me parecem maravilhosos. Invejo muito abrir a janela e não poder ver o Tejo nem sentir o cheiro a Lisboa... o que eu não dava para aí morar... um dia... um dia eu vou

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.