quarta-feira, 25 de abril de 2012

Trouxinhas de Couve com Salsichas (Trilogia 77)

Quando o Luís disse couves a mim e ao Amândio confesso que andei uns dias à nora...
Depois lembrei-me com saudades das trouxinhas de couve lombarda que a minha mãe fazia com salsichas e resolvi ressuscitá-las.


Para 6 salsichas frescas, escaldei 12 folhas de couve lombarda durante 3 minutos, retirei-as e deixei-as escorrer.


Sobrepus 2 folhas de couve e, sobre elas, coloquei 1 salsicha fresca.
Enrolei e prendi com 3 palitos.


Enrolei, do mesmo modo, 6 trouxinhas.


Cobri o fundo de um tacho largo com azeite e juntei 2 cebolas picadas, 3 dentes de alho esmagados e 3 tomates maduros em pedacinhos.
Deixei que o molho se formasse e introduzi as trouxinhas de couve sem sobrepor.
Temperei com sal e pimenta moída e reguei com um copo de vinho branco.
Tapei o tacho e deixei-o sobre lume brando uns 45 minutos.


Coloquei as trouxinhas no tabuleiro de barro e cobri-as com o molho.
Sobre cada uma delas coloquei uma fatia de bacon.
Levei ao forno cerca de meia hora, até o bacon dourar e o molho apurar.


Assim se «mataram» as couves e as saudades...



5 comentários:

  1. Belas trouxas e bela participação. Acreditas que acho que nunca comi? Será mais uma a fazer :)

    beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para um «couveiro» empedernido como tu, acredito que serão um manjar dos deuses...

      Eliminar
  2. Bem, eu sou perdida por esse prato! Que vontade com que agora fiquei, já não como há tanto tempo...!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente, sendo eu fiel a 100% às couves, este foi um prato que nunca fiz, mas comi muitas vezes já que a cozinheira de Salsichas com couve lombarda é e foi sempre a Zé.
    As minhas são tão, tão diferentes na confecção que eu diria que se tratava de espécies diferentes com o mesmo nome, como acontece com as anchovas, que há destas pequeninas que eu adoro e outras de muitos quilos que nunca comi.
    A ver se da próxima vez digo à Zé para experimentar a tua receita...

    ResponderEliminar
  4. E diz também à Zé para mostrar as dela que agora fiquei curiosa...

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.