domingo, 10 de agosto de 2008

Academia de Livros

Em resposta ao interessante convite da Ameixinha, venho mostrar-vos o livro que acabei de ler e que se revelou uma agradável surpresa:

FILIPA DE LENCASTRE
A Rainha que mudou Portugal
de Isabel StilwellConheci a escritora Isabel Stilwell numa Mini-Feira do Livro que se realizou na minha escola, com o livro Histórias para Contar em 1 Minuto e 1/2, na qual participou como convidada.
Ela é jornalista e escritora, com um longo percurso na imprensa escrita e sempre se confessou apaixonada por romances históricos.
Desta vez pesquisou a vida de Philippa of Lancaster, mais tarde Filipa de Lencastre de Portugal, escrevendo uma biografia romanceada, que procurou manter muito próxima dos factos possíveis de apurar seiscentos anos depois.
É uma aventura de reencontro com o passado.

«A escritora lembrou-se de escrever sobre Filipa de Lencastre também por uma questão de afinidade: "Há uma ligação muito forte com o facto de eu pertencer a uma família inglesa e da minha mãe ser de Lancaster - exactamente da mesma zona de onde veio a Filipa - e também ter tido oito filhos, exactamente como a Filipa", admitiu.

"Não me identifico nada com o lado rigoroso e inflexível da Filipa mas identifico-me com o lado dela de mãe, de pessoa determinada a mudar o mundo para melhor, que é uma ideia para o qual eu fui muito educada a de que estamos cá para prestarmos um serviço", apontou a autora.

Na sua óptica, a melhor qualidade da rainha passava pelo facto de ser "muito leal e muito determinada".

"Ela tirou o partido da vida, não no sentido da vida hedonista, mas no sentido da construção - e isso é fascinante", rematou Isabel Stilwell.»

Para mim, este livro revelou-se um agradável mergulho no passado, levou-me a perceber melhor as formas de pensar e de estar na vida dos habitantes do século XV.

Quando estudamos História, são normalmente os homens que aparecem como lideres, contribuindo com grandes feitos e decisões para o caminho tomado. Achei muito interessante descobrir o papel que esta Mulher, sem nunca se sobrepor ao seu rei e marido, teve na mudança de rumo que Portugal tomou neste século.

Sei que nunca mais vou olhar para as chaminés geminadas do Palácio da Vila (em Sintra) com os mesmos olhos...

Espero ter despertado a vossa curiosidade e apetite para a leitura deste romance...

13 comentários:

  1. Eu tenho olhado para este livro quando entro nas livrarias, primeiro porque gosto muito da Isabel como jornalista. A noticias magazine perdeu um pouco depois dela sair da direcção. E acho que os romances históricos são uma boa maneira de olharmos para o passado e de compreender o presente (ou nao). Tenho a noção que muitas mulheres foram fulcrais nas decisões tomadas naquele tempo... Essa das chaminés deixa-me com a curiosidade aguçada ;)
    Obrigada pela participação e pela óptima sugestão.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Com o interesse que nós temos pela culinária, não podia deixar de falar das chamines de Sintra... olha lá para elas na capa do livro e para o chapéu cónico da D. Filipa!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  3. Até já estou a imaginar as imensas cozinhas e os petiscos que lá se faziam... Será que ela gostava de cozinhar? eh eh

    ResponderEliminar
  4. ohh!!

    "roubaste" o meu livro, era desse que eu ia falar!!
    não sei se as regras permitem que se fale do mesmo livro!!

    estás a ver o que fizeste?
    vou ter de ler já outro! :)
    também adorei este romance!
    gosto muito da escrita da isabel.
    a ameixinha diz que a noticias magazine perdeu "um pouco" quando ela saiu, pois para mim perdeu tudo!

    não havia domingo que eu não comprasse o jornal e agora só compro de vez em quando, porque a revista não me seduz tanto!

    parabéns pela escolha, só prova que tens bom gosto!!

    ResponderEliminar
  5. Até à data de hoje, nunca tinha olhado olhado para este livro. Não sou a maior apreciadora de romances históricos, talvez pelos que li, poucos são aqueles que me fascinaram. No entanto, aguçaste-me o apetite para este livro, sem dúvida alguma!

    ResponderEliminar
  6. Olá Anna
    ao contrário da (outra)Cláudia, os romances históricos são dos meus preferidos. (Se todos gostássemos do mesmo...) Ando há tempos de olho neste livro, está na minha lista de espera; pretendo lê-lo, sem dúvida, depois darei a minha opinião.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu só disse que perdeu um pouco porque tive medo que a nova directora viesse cá ver eh eh
    Perdi o interesse em ler a NM realmente. Mas a Isabel é uma grande escritora e, ainda bem, que escreve livros ;)

    ResponderEliminar
  8. Por acaso na minha casa está em lista de espera, para ser lido.

    Bjo

    ResponderEliminar
  9. Olá Anna, também já o li, acho que merece atenção,e tb. gostei, e tenho o cá em casa . È verdade as chaminés,do palácio têm o formato do chapéu de D.Filipa,e as cozinhas são de facto enormes.O palácio já o visitei vezes sem conta, adoro ir lá é lindo e tem a Serra de Sintra com uma bela vista de manto verde.Quando lá entro não tenho vontade de sair, sabes que há uns anos atrás quando pintaram o palácio a primeira coisa a ser pintada por fora foi as chaminés,eu vou lá muito tenho lá familía e a minha filha tb. lá trabalha,e as pessoas nessa altura estavam furiosas, de as paredes sujas, e as chaminés pintadas.E realmente estava horrivel, ainda demorou até estar tudo pintado de branco..então e as belas queijadinhas de Sintra, que são tão boas! as da Periquita para mim são as melhores beijinho Anna.

    ResponderEliminar
  10. Anna que bela escolha fizes-te,foi um livro que me chamou á atenção quando o vi acabei por o trazer, e está na minha lista á espera que acabe o que estou a ler...

    bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Ultimamente falta-me o tempo e a vontade para tudo, mas como gosto muito de romances históricos vou já registar a sugestão.
    Parece-me uma boa leitura.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Esta escolha deixou-me curioso, quer pela Isabel (pois, vou levando com ela e com o Eduardo Sá na Antena 1), quer pela D. Filipa (sabes que conheço a última descendente dela em linha directa?).

    ResponderEliminar
  13. Limpamos o seu Esquentador, e deixamos com a segurança necessária de funcionamento.
    Vantagens:
    - Segurança
    - Durabilidade
    - Redução no consumo
    - Aprovação Técnica

    Não hesite em informar-se
    914568291 / 963835035
    Jorge Gourgel

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.