quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Salmão com Lima (Trilogia 55)

Foi a Ana quem disse salmão desta vez!
O Amândio e o Luís decerto foram em busca do salmão fumado (houve um passarinho que me disse que o salmão fresco não faz parte dos seus encantos…).


Arranjei dois lombos de salmão retirando a pele e todas as espinhas.
Salpiquei com umas pedrinhas de sal.


Numa frigideira larga, com o fundo coberto de azeite, alourei brevemente os lombos cortados ao meio, dos 2 lados.


Coloquei-os num tabuleiro de barro e levei-os ao forno para acabarem de assar por dentro e dourarem por fora.


Ao saírem do forno reguei cada um com o sumo de meia lima e polvilhei-os com raspinhas de noz moscada.
Acompanhei-os com puré de batata doce:
esmaguei batatas doces cozidas com um esmagador e fui juntando natas (cerca de 3 colheres de sopa) e 1 colher de sopa de manteiga com sal.


Agora espero que os dois companheiros trilógicos apareçam com uns pratos belíssimos de salmão (fumado ou não! lololol!).


6 comentários:

  1. eu fui ao salão defumado, claro!

    mas gostei do teu :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro salmão e por acaso estava presente no meu jantar de ontem!

    Este ficou com um aspecto muito delicioso; gostei imenso!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. Apesar de não ser o meu eleito para "peixe do ano", esse teu salmão acidulado a lima e adoçado com o puré, tem condições para ter ficado bem acima do grelhado do costume (e que empesta a casa com aquele "aroma" que não há exaustor que vença!).

    ... e aí vamos nós para a 56ª!

    ResponderEliminar
  4. Ana, ficou uma maravilha minha Rainha do Peixe...um beijinho:))

    ResponderEliminar
  5. eu sou fã nr. 1 de salmão, seja fresco, congelado ou fumado.
    gostei desta tua versão com o "azedinho" da lima.

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.