domingo, 6 de julho de 2008

Arroz de Pato com Laranja

Hoje é dia de festa para os amigos da Alex (ela faz anos!)...
É daquelas pessoas especiais que entrou na minha vida para nunca mais sair.
Fiz este arroz de pato para ela, porque sei que é dos seus pratos preferidos e juntei-lhe laranja, acho que a «melga» vai gostar!!!

Cozi 1 pato, limpo da maior parte das peles e gorduras, com 4 cenouras, 1 cebola, 6 cravinhos e metade de 1 chouriço de porco preto. Depois de bem cozido, deixei-o arrefecer, tirei-lhe as peles e os ossos e desfiei-o todo.
Cortei as cenouras e o chouriço às rodelas e coloquei-os junto com o pato desfiado, numa taça, com o sumo de 2 laranjas grandes.

Entretanto, coei o caldo e cozi nele meio quilo de arroz, deixando-o ficar rijinho.
Deitei metade do arroz num tabuleiro e depois a mistura de pato, chouriço, cenouras e sumo de laranja.

Por cima, coloquei o arroz restante.

Reguei com o sumo de mais 1 laranja e enfeitei com mais rodelas de chouriço. Levei ao forno bem quente a alourar.

Acompanhei com salada de alface e laranja, às rodelas fininhas, também misturadas na salada.

Por coincidência, o meu blog também faz hoje 1 ano de vida...

Obrigada a todos os que me têm feito companhia nesta cozinha!

(Alex, já sabia que ias refilar por faltar a maçã assada da praxe...)

Parabéns amiga!

28 comentários:

  1. O Arroz de pato está fabulástico.







    E Muitos Parabéns Por Este Blogue Fantástico.

    ResponderEliminar
  2. Isto é que é verdadeira fusão!

    Do Arroz de Pato tradicional e do tradicional Pato com Laranja, devidamente "fundidos", se fez esta associação fabulosa e que mal posso esperar por experimentar.

    Luís Pontes

    Eu também sou filho de Lisboa; tinha era aquela sorte de férias e fins de semana :-)

    ResponderEliminar
  3. Fantástico. Muito bom a mistura da laranja, que lhe deve dar um saborzinho muito especial!

    ResponderEliminar
  4. Puxa, parece bom demais! Mas é muito trabalhoso para mim...

    ResponderEliminar
  5. Hoje tinha sido o dia ideal para ir comer contigo! lol

    ResponderEliminar
  6. Anna que belo pato!!!Parabéns pelo seu cantinho que é maravilhoso...um beijo. Marcos:*))

    ResponderEliminar
  7. Olá Anna,
    Arroz de pato é daqueles pratos que dão algum trabalho a preparar mas o resultado final é delicioso.
    Parabéns pelo blog e obrigada por partilhares a tua sabedoria gastronomica connosco.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Mas que surpresa tão fantástica! Adorei o teu ou seja meu arroz de pato ... Obrigado do fundo do coração! Só falta uma maçã assadinha a acompanhar para a festa ser perfeita, LOL!
    Muitos parabéns à Cozinha com a Anna pelo seu 1º ano de ideias maravilhosas!
    Beijocas Adias

    ResponderEliminar
  9. Parabéns à Alex e ao blogue maravilhoso!!!
    Abraços ;)

    ResponderEliminar
  10. Em primeiro lugar, parabéns pelo primeiro aniversário do Blogue e que muitos outros para a frente sigam na mesma onda de qualidade.

    Depois, este arroz de pato deve ter ficado uma delícia. Há anos comi um pato com laranja num restaurante chique da capital que nunca mais esqueci. E por estranho que pareça, nunca me deu para fazer esta receita.

    Ó Anna, vou p'ró copianço e vou arranjar um pato geitoso e aplicar a sua receita. Depois conto como foi. Bjs. do CozinheiroDaTreta

    ResponderEliminar
  11. este pato está maravilhoso anna,tb adoro por laranja no parto,fica 5 estrelas....

    parabéns pelo aninho de vida do teu blog amiga

    jinhos muito grandes

    ResponderEliminar
  12. Anna, muitos parabéns pelo aniversário do blog! Que nos continue a surpreender com as suas receitas por muito e muito tempo.
    E o arrozinho de pato, humm delicia de aspecto!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. OLá Anna,Parabéns pelo Ano do teu blog,espero que faças muitos mais querida e já agora parabéns á tua amiga também, muitas felicidades e muita saúde.Também tive aniversário dia 3 de tio e padrinho 2x de baptismo e casamento,dia 4 de sobrinha e afilhada, daí a minha falta de tempo,o que vale estou perto de tirar 2 semanas para descanso.Anninha, que rico pato adorei,comi na festa de minha sobrinha mas não foi feito por mim,sim pela minha cunhada estava uma delicia,ela o faz muito bem, o teu a esta hora já foi comido,mas tem cá um ar!de certeza estava delicioso beijito e boa semana.OLha anna sou Lisboeta com muito orgulho nasci e fui queriada em Lisboa ,só depois de casada vim morar,para (esta banda de cá)mas a minha Lisboa eu amo muito.

    ResponderEliminar
  14. Bela receita :)

    Parabéns pelo aniversário do blog.

    ResponderEliminar
  15. Anna parabéns 2 vezes. Pela receita que menina deve ter ficado mesmo uma delicia. E pelo aniversário do teu cantinho lindo!!! Continua a presentearnos com as tuas delicias,obrigada beijinho carinhoso

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pelo 'blogversário'!!!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  17. Adoro arroz de pato.Faço muitas vezes .O meu é ligeiramente diferente :)
    Parabéns pelo aninho de vida do blog e que faça muitos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. E tao dificil achar receitas com pato, amei esse arroz parece muito saboroso
    Parabéns pelo aninho de seu blog

    ResponderEliminar
  19. Oi amiga...
    Fantástico esse arroz.
    Parabéns pelo aniversário LOL

    Bjokas***

    ResponderEliminar
  20. Nham..Nham.. já comia um pratinho desse belíssimo arroz de pato que eu amo de paixão, só não gosto é de desfiar o dito cujo, pois dá um trabalho danado, bjs

    Muitossssssssssss Parabénssssss, e Muitosossssssss Anos de Vidaaaaaa..

    ResponderEliminar
  21. Anna Parabéns para a Alex e para o teu maravilhoso BLOG!! que seja por muitos anos a deliciar-nos com as coisinhas boas.

    Adoro arroz de pato,mas sabes só mesmo em festas porque o tempo é tão pouco para fazer esse pratinho delicioso.O teu ficou lindo, imagino o sabor...

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  22. Obrigada por estarem comigo, aqui na minha cozinha, sempre de forma gentil e simpática...
    Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
  23. Olá Anna
    Arroz de pato é dos meus pratos favoritos e também de todos cá na Tasca. O teu está espantástico... até fiquei a salivar :)

    Um grande beijinho de parabéns à Alex e outro para ti, de parabéns pelo aniversário do blog e das comidinhas deliciosas que nos apresentas.

    ResponderEliminar
  24. Anna que belo patinho ias comendo tudo e eu nem dava por isso adorei o dito. Um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  25. Parabéns à Alex e ao seu blogue Anna!
    Adorei esta receita de arroz de pato =)

    bjs

    ResponderEliminar
  26. anna,

    Parabéns pelo aniversário do blogue. Já percebi que tu, a Marizé e as threefatladies, tiveram uma timming bem parecido...até parece mentira ter começado o blogue no Verão, pois este ano, confesso, que o calor me está a deixar meio "desinspirada".

    bjs

    ResponderEliminar
  27. O blog faz anos e nós é que recebemos o presente... olha que este arrozinho de pato já marchava! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. o arroz de pato e' espectacular!! grande receita...
    ADOREI!!!
    este blog ta' do melhor mesmo...continua assim rapariga!!!




    p.s.: ah, e faz mais umas receitas como a do arroz de pato com laranja!
    xD

    ^^,




    beijo'0**



    fica bem... =D

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.