terça-feira, 15 de julho de 2008

Creme Veludo

Mesmo com este calor todo, a sopinha continua a ser Rainha aqui em casa!
(pelo menos, ao Domingo à noite)...

Numa panela, coloquei 1 fio de azeite, 3 dentes de alho, a parte branca e verde clara de 1 alho francês aos pedaços, 2 cenouras às rodelas, 1 batata cortada aos cubinhos, 1 courgette às rodelas (parcialmente descascada) e 1 pedaço de abóbora aos cubos.

Temperei com sal e cobri com água.

Tapei a panela e deixei cozer 15 minutos.

Passei com a varinha mágica, para obter um creme lisinho e juntei umas folhinhas de hortelã.

Chamei-lhe Veludo, porque acho que é a sensação gustativa que a courgette lhe dá, concordam?


19 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo amiga,e mesmo de verão uma sopinha sabe sempre bem!
    bjs.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o que dizes: a curgete confere um toque cremoso e aveludado às sopas.

    Já experimentaste fazer uma sopa só com curgete? Fica uma maravilha.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ana, eu tambem sou fanzoca de sopas e tem uma que eu faco que é quase igual a tua. é muito gostosa mesmo, leve e nutritiva.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Anna cá em casa também a sopa nunca falta.Anna sabes eu nunca coloco batatas na sopa.É sempre subestituido pelas curgetes.Está linda.Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  5. Faça sol ou faça chuva também sou fã de sopa.

    ResponderEliminar
  6. Mesmo no verão uma sopinha vai sempre bem :)
    Obrigada por me ter alertado :)E só uma massa folhada :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Anna a tua sopinha está uma maravilha até já comia um pratinho dessa beldade um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  8. Na minha casa tb é a rainha das rainhas, adoro sopas, só fazem bem á saúde, essa é mais uma maravilha, bjs

    ResponderEliminar
  9. Pipoka e Isabel, se eu me atrevesse a fazer uma sopa só com courgettes fechavam-me na gaioda do papagaio, acredita!
    Ainda bem que gpstaram... dantes eu fazia as sopas todas iguais, depois conheci as sopas da Risonha e comecei a inovar...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Courgette é mesmo boa! E a sopa cai sempre bem... mesmo que esteja calor ;)

    ResponderEliminar
  11. Pois é só que aqui em casa com o calor não sou capaz de impor essa regra, na mesa....

    ResponderEliminar
  12. que rica sopinha amiga,tb faço sempre com bastantes legumes,jinhos

    ResponderEliminar
  13. Uma sopinha deliciosa, tenho certeza!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Anna que rica sopinha tirando as curgetes!!!Um beijo Marcos:*))

    ResponderEliminar
  15. O efeito "veludo" da courgette é um facto que permite um creme a sério sem recorrer a batata ou outro farináceo calórico. Para quem não gosta do sabor em sopa das courgettes, pode obter o mesmo efeito com couve-flor.

    LPontes

    ResponderEliminar
  16. Anna, querida Rainha do mar.... esse veludo me deixou com água na boca...linda.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Esta sopa tem todos os ingredientes dos quais eu gosto. Está óptima.
    Beijinhos Anna

    ResponderEliminar
  18. Estamos na época das curgetes aqui por Angola e por isso também a tenho usado em sopas. Mas não consigo substituir completamente as batatas porque o raio do preço é caro! Aqui, mesmo com calor também há sopa muitas vezes e essa é a minha forma favorita de as fazer e comer (creme).

    Beijo


    P.S. Ei, dona Anna, não recebeu notícias minhas em PT?

    ResponderEliminar
  19. Pois é Miguinhas, eu não consigo substituir totalmente as batatas pelas courgettes porque tenho 2 batateiros cá em casa... Assim vai aos poucos, qualquer dia nem dão conta...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.