domingo, 3 de outubro de 2010

Assado Lento de Porco (Round 1)

Os assados lentos despertaram há muito a minha curiosidade... eu é que não sou lá muito paciente com estas coisas (nem com outras! lol!!!).

Primeiro vi aqui este molho, que me pareceu uma tentação e depois a confirmação por aqui.
E se estes dois senhores o dizem especial, não me permitiria duvidar...
Numa tigela, misturei 3 colheres de sopa de banha com 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de grãos de pimenta preta, 1 colher de chá de pimentão doce e 2 dentes de alho picados.
(1ª confissão: esqueci completamente de colocar os dentes de alho e foi uma vozinha de grilo falante quem me deu a ideia de os colocar sobre o assado, que já estava no forno há cerca de meia hora).
Barrei um naco (gosto desta palavra!) de pá de porco, com esta mistura, de todos os lados, e coloquei-o num tabuleiro de barro untado com azeite.
Em volta da carne, coloquei batatinhas em meias luas salpicadas com azeite, pozinhos de pimentão doce  e tirinhas de pimento vermelho. 
(2ª confissão: queria ter posto umas cebolinhas novas a fazer companhia às batatas, mas essas ficaram mesmo no cesto das cebolas). 

Levei ao forno, a 170ºC, das 17h 30 às 20h.
Depois, subi a temperatura do forno para 220ºC e deixei mais meia hora.
E o resultado foi este... que vos parece?

Ficou super tenro e delicioso!
Talvez tenha sido a sorte de principiante que eu sei bem que há muito ainda para testar e alcançar a quase perfeição…
Bom mesmo é ter quem me dê confiança para estas aventuras!
Agora é esperar pelo round 2…


10 comentários:

  1. A base de banha com pimenta, alho e sal é a do molho de leitão e dá um sabor fantástico quer a frangos quer a peças de porco. Um assado feito a partir desta base normalmente não leva mais nada. O molho que se vai formando é suficiente para assar as batatas, mas querendo (e em função do forno e da temperatura) pode-se juntar um pouco de vinho branco.
    Neste assado, já que juntaste o pimentão doce e o pimento, parece-me que se tivesses juntado as cebolas e tomate maduro (ou polpa) tinhas uma paleta se sabores e aromas ainda mais completa. Mas para primeiro round está excelente. :)

    ResponderEliminar
  2. O sr. cupido percebe mesmo da coisa,se calhar dava para ter usado o sal com cheirinho,não? Não há duvida que ficou 5* ,agora é só perguntar :
    --E para beber?
    Beijokas

    ResponderEliminar
  3. Essa carninha deve ter ficado tão boooooaaaa! O aspecto não engana! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Os assados no forno,para ficarem bem sucolentos devem ser feitos sempre em forno muito brando. A carne fica muito mais tenra e nada com aquele aspecto queimado como muitas vezes a comemos nos restaurantes.Aliás, a pressa é inimiga da perfeição. Uma vez,no Natal, o meu perú foi para o forno de manhã e só ficou pronto à hora do jantar.Mas ficou uma maravilha.Ainda hoje a família fala naquele perú recheado.
    Mas é mesmo uma questão de mentalização que se deve perder um bom tempo para obter um óptimo resultado.
    Também tomei em atenção as observações do sr Cupido. Vê-se que é pessoa bem entendida na matéria e como tal, os conselhos deve ser tomados em atenção.

    ResponderEliminar
  5. Bem vinda ao club do forno lento!
    Para primeiro round não está nada mal, principalmente se tivermos em conta os "antecedentes", lol.
    Além de subscrever o que disse o Cupido (excepto talvez a bondade de muitos sabores, eu sou por banha, pimenta e alho, that's all), devo ainda dizer-te o que penso poder melhorar-se nos tempos:
    170ºC é forno médio/quente e já seca um bom bocado se a carne não estiver embrulhada. Para carne nua, pode-se fazer uma selagem rápida na frigideira (ou não), depois a assadura consoante o tamanho da peça, digamos 3 horas a 140-150ºC e a finalização ao máximo pelo menor período possível, max. 10-15m; é só para tostar por fora, a cozedura já está nesta altura, não é?
    Em relação à pimenta, pareceu-me que usaste só em grão e não os esmagaste. No molho que pretendias, usa-se e muito a pimenta moída, só em grão não chega.

    ResponderEliminar
  6. Bem esgalhado!
    Obrigado pela partilha ;-)

    ResponderEliminar
  7. Eu já experimentai, e sem duvida a espera é recompensada com uma carne divinal e suculenta...
    Agora que o frio chegou, tenho de voltar a ligar o meu forno, horas a fio...

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. adoro carne tenrinha
    esta um belo assado para est fim de semana de mau te,po la fora e muito bom na cozinha com esta bela carne assada

    ResponderEliminar
  9. fiz hoje, com meia perna de porco...maravilhosa! :)

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.