sexta-feira, 13 de maio de 2011

Entrada na Trilogia e Trilogia na Entrada (a 27ª)

(Eu a pensar que não me aconteciam coisas destas, como desaparecerem posts…  era imune, eu,  lol!
Este é o da passada quarta-feira, dia de Trilogia, 11 de Maio).

Desta vez e, ao contrário do que costumo fazer, fui espreitar o Garficopo e o Outras Comidas, antes de colocar a minha...
Constatei que fizemos uma trilogia em pleno nesta 27ª (o 3 ao cubo, como diz o Amândio).
Usámos e abusámos do elemento 3:
- o Luís, 3 ingredientes;
- o Amândio, 3 propostas de entradas numa só:
- eu, 3 cores.
Brincadeira não planeada ao número 3!
E que bem resultou (acho eu!)… 

Comecei por cozer meio frango, que depois de frio, limpei de ossos e peles e piquei na picadora.
Cozi também 6 cenouras que esmaguei com um garfo para obter um puré.
Ainda noutro tachinho escaldei por alguns segundos meio molho de espinafres que, depois de escorridos, piquei com a faca.
Entretanto fui fazendo cerca de 1 litro e meio de molho Béchamel com 100 g de manteiga, 5 colheres de farinha e 1,3 l de leite. No final juntei ao molho 3 saquetas de gelatina neutra  (dissolvida nnm pouco de água quente)  e mexi rapidamente.
Dividi o molho Béchamel em 3 partes mais ou menos iguais.
Na 1ª juntei o frango picado, na 2^o puré de cenouras e na 3ª os espinafres picados.
Passei uma forma de bolo (com chaminé) por água fria e coloquei-lhe o Béchamel de frango (cor branca).
Levei ao frigorífico por uns 20 minutos, para prender um pouco.
Sobre este coloquei o Béchamel de cenoura (laranja) e  a forma voltou ao frigorífico por mais 20 minutos.


Depois foi a vez do de espinafres.


Deixei uma noite no frigorífico.
Para desenformar, mergulhei a forma em água quente e virei sobre um prato.



Enchi o buraco com cubinhos de ananás fresco.
Enfeitei com uma haste de hortelã.
Servi ainda com um molho de tomate feito com azeite, alho e cebola picados, lasquinhas de pimento verde e polpa de tomate.
Temperei com sal, pimenta e manjericão.


Saiu assim a minha entrada  para concluir a 27ª,  a que vem mesmo antes da 28ª,  que me cabe a mim dizer.

4 comentários:

  1. Esta trilogia, pela abertura que permitia, foi muito interessante e além de termos feito coisas interessantes, divertimo-nos, que é o fundamental nisto.

    E agora cabe-te lançar a décima ronda :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo e acredito que saboroso também.tenha um lindo final de semana.Bjus.

    ResponderEliminar
  3. hehe esta trilogia esta fantastica. bela entrada!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não foi só o post que andou por parte incerta: os comentários de 4ª e 5ª ausentaram-se de vez! :-)
    Não me lembro ao certo o que aqui deixei então, mas era algo relativo a esta trilogia ter sido tão bem conseguida, suponho... esqueci-me! Deve ser de andar a comer muito queijo!

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.