terça-feira, 31 de março de 2009

Entrecosto Agridoce

Antes de andar por aqui, nem sabia que entrecosto era bom, era só para grelhar...
Estou a ficar uma aventureira (lol!) - até já uso mel e tudo!

Pedi ao sr. João para cortar o entrecosto às tiras.

Coloquei-o no tabuleiro de barro e temperei-o com sal, 5 dentes de alho às rodelinhas, 2 folhas de louro partidinhas.

Salpiquei com colorau, besuntei com 3 colheres de sopa de mel e 2 de molho de soja e reguei-o com uns salpicos de brandy.

Coloquei por cima da carne umas nozinhas de banha com tempero de alho e umas rodelas de limão.

Levei ao forno bem quente, até ficar bem tostadinho.

Acompanhei com batatas fritas (iam ser assadas, mas não couberam no tabuleiro…) e uma salada verde.

Só me faltava esta!

Estou fã de mel na cozinha...

19 comentários:

  1. Eu costumo fazer entrecosto assim assado muitas vezes e bem parecido, só lhe falta então o mel :-) mas para a próxima vez lá estará :-)

    ResponderEliminar
  2. Anncas ainda hoje foi meu jantar rsrs so não foi assado, o teu ficou lindo,cá em casa é uma das carnes que mais apreciam,beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Há desafio no meu blog!
    Inscreve-te!

    ResponderEliminar
  4. Que belo assado!
    O mel é um auxiliar precioso, para os tons doces, agris ou nem por isso, e também pela textura caramelizada que dá aos assados sem ser o caramelo descarado do açúcar.

    E já agora, vamos aprofundar: Existe um mel fabuloso para assar sem adoçar, o mel de medronho, infelizmente raro mas que existe na área de Odemira e Serra Algarvia.
    Na Segunda mando o contacto do Sr. Cortes, que não tenho em Lisboa, um apicultor de Odemira que o produz com o nome de "mel amargo".
    É um must que vale a pena (só para amantes do mel)

    ResponderEliminar
  5. Apesar de serem 11h da manhã, confesso que já comia umas belas tiras desses entrecosto!

    ResponderEliminar
  6. Anna ficou uma delicia o teu entrecosto!Eu faço várias vezes pois aqui em casa as minhas meninas gostam muito.Um beijinho:))

    ResponderEliminar
  7. Também faço entrecosto assado muitas vezes (normalmente faço a peça inteira e não cortada). O molho costumo fazer com ketchup e vinagre, mas vou experimentar o mel com a soja!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro entrecosto seja ele de que maneira for e este parece muito delicioso.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Gostei desta receita e anotei, será que não fica muito doce???, bjs.

    ResponderEliminar
  10. Não fica doce, por muito estranho que te pareça... é mesmo agridoce!
    Experimenta...

    ResponderEliminar
  11. Eu costumo fazer o entrecosto assado no forno mas mel nunca usei mas é capaz de ficar bom :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Já comi entrecosto assado muitas vezes mas nunca com mel, não fica muito doce? Já vi encontrei aqui na blogosfera frango assado no forno com mel e dizem que fica mais estaladiço, uma maravilha!

    ResponderEliminar
  13. Belo assado. E realmente, o Luís tem toda a razão em relação aos méis.
    Em relação ao entrecosto, o grelhado é o que como menos (porque para grelhar, só mesmo na brasa e é uma delícia). no cozido, acho fantástico, mas é no forno que prefiro também.

    ResponderEliminar
  14. Tu já gostas de mel na comida?
    UAU!!! Não é que a blogosfera faz milagres?!!? LOL
    Está com um aspecto fantástico essa carne.

    ResponderEliminar
  15. Nunca experimentei assim! Parece-me uma delícia...normalmente gosto do agridoce :)

    ResponderEliminar
  16. Ana, esta com bom sapecto o teu entrecosto!!!
    gostei muito!!

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.