terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Arroz/Risotto de Cogumelos Secos

Será arroz, será risotto?
Muito bom, era de certeza, com um sabor caracteristico...
Malandrinho também, porque é assim que gostamos dele.
Tudo começou quando a colega e amiga MZ me ofereceu um saquinho de cogumelos secos.
Como, para mim, eram novidade absoluta, recorri aos conselhos sábios do amigo Luís Pontes sobre a melhor maneira de os preparar.

Coloquei-os de molho em água fria, durante umas 8 horas.
Mudei a água 3 vezes.
Só guardei a última (as duas primeiras eram muito castanhas e com um cheiro muito intenso, quase desagradável).

No tacho de barro preto coloquei azeite e dentes de alho e deixei aquecer, até dourarem ligeiramente.

Juntei os cogumelos, demolhados e escorridos e deixei que se embebessem no azeite.
Juntei também 2 chávenas de chá de arroz carolino, envolvendo bem.

Depois fui juntando a ultima água de demolhar os cogumelos, que entretanto, aqueci.
Fui sempre mexendo para não deixar secar e juntando mais água quente, sempre que necessário.

Para acompanhar este belo arroz, panei e fritei uns bifinhos de peito de frango.

Um beijinho especial de Bom Ano Novo para a MZ!
Se contares... conta comigo!


9 comentários:

  1. Que óptimo arroz, imagino que seja fantástico de sabor!

    Continuação de Boas Festas!

    ResponderEliminar
  2. Uma delicia, tb tenho para ali uns cogumelos desses.
    Bom ano.
    bjsss

    ResponderEliminar
  3. se tem cogumelos para mim é perfeito
    beijinhos amiga!!!

    ResponderEliminar
  4. Nunca experimentei desses cogumelos, já os vi à venda mas o preço assustou-me :) O arroz ficou com um belo aspecto.

    ResponderEliminar
  5. ficou com optimo aspecto! eu adoro esse genero de refeiçoes!! beijinhos grandes e bom ano novo de 2010!

    ResponderEliminar
  6. Pois devem ter ficado um excelente arroz, entretanto, para a próxima sugiro que junte ao alho (no azeite) umas rodelas de chouriço caseiro e acompanhe o arroz com umas fatias (finas) de salpicão.

    ResponderEliminar
  7. Anna para ti e tua familia desejo que 2010 traga tudo de bom:))Um beijinho Vitor:))

    ResponderEliminar
  8. Anna cogumelos é só sentar e saborear.
    Um Ano Novo cheio de optimismo, saude e coisinhas muiiiitoooo bboooaassssssss.Beijokas

    ResponderEliminar
  9. nunca vi esses cogumelos mas parecem-me fantasticos
    tenho que procurar
    beijinhos

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.