domingo, 14 de outubro de 2007

Moamba de Galinha

A receita vem de Angola, trazida pela nossa querida Migas.
Segui à risca, que esta não é daquelas que dão para me pôr a improvisar...

Temperei uma galinha cortada em pedaços com sal, 2 piripiris e 2 dentes de alho picados.
Deixei repousar uns 30 minutos.
Num tacho coloquei os pedaços de galinha, 2 tomates maduros cortados aos pedacinhos, 2 cebolas picadas e o óleo de palma (usei metade da lata que podem ver na foto abaixo).
Deixei cozinhar a galinha mais ou menos 1 hora, juntando uma pequena quantidade de água, a meio da cozedura.
Depois da galinha cozinhada, deixei o molho apurar e servi quente acompanhada de arroz branco, que foi o conselho da minha Miguitas para os menos «aventureiros».




P.S. - Devo dizer que não me incluo na categoria dos menos «aventureiros», mas que existem 2 dessa espécie cá em casa...

No entanto, todos gostaram da galinha angolana e acho que vamos repetir um dia destes, com acompanhamentos mais em conformidade com moamba. (LOL).

Que tal Migas, e não só? Estou aprovada?

23 comentários:

  1. Bem Annita, nem tenho palavras! Essa tua moamba está com muito bom aspecto! Parabéns! E que tal, não acharam o sabor estranho? O óleo de palma ficou aprovado? Com arroz branco vai muito bem, eu também prefiro, ao funge... Mas para a próxima podes sempre acompanhar também com pedaços de batata-doce e mandioca (cozidos). Fica mais à Angolana! :o)
    Esta semana ouvi um comentário muito engraçado ao funge. Uma angolana da minha empresa disse que o funge "embebeda" querendo com isso dizer que enche a barriguita e depois só dá vontade de tirar uma soneca!
    Obrigada por teres experimentado a receita angolana! Fizeste justiça ao propósito do blogue que era dar a conhecer mais sobre a cozinha Angolana!

    Beijinhos Mangolés!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Migas, és uma querida. Nós gostámos do sabor um pouco estranho, mas estavamos mentalizados para qualquer coisa bem mais forte.
    Este correu muito bem, até já tenho planos para fazer outra vez. A batata doce deve ficar muito bem, a mandioca logo se vê, tem de ser uma coisa de cada vez...
    Beijão lisboeta.

    ResponderEliminar
  3. Falta aí a funge (riso... Mas está com bom ar sim senhora!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Anna adorei e penço que eu tambem me vou aventurar.um bjeijinho.Natércia))

    ResponderEliminar
  5. Moamba de galinha é tão bom, um dia destes tb tenho de me aventurar.
    A nossa querida Migas merece esta homenagem!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. olá

    em 1º lugar obrigada pelas suas palavras no meu cantinho dos bolos!!

    eu sou uma "consumidora" diária de blogues culinários, faço um touring geral eh eh! embora não comente, são muitas as receitas que já testei...
    e por acaso já conheçia o seu cantinho!!

    beijocas e bons cozinhados

    ResponderEliminar
  7. Nossa que maravilha! Não sou Migas mas aprovo, rsrsrs
    Para aprovar melhor só eu ai pra comer, rsrsrs
    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Anna, a moamba está com óptimo aspecto!

    Uma das coisas boas deste mundo de blogues de culinária é a quantidade de coisas que aprendemos umas com as outras, não achas?

    ResponderEliminar
  9. é uma combinação muito interessante, a da galinha com o óleo de palma (ou "azeite de dendé" para quem leu "o bem amado" ou viu a novela). por acaso a última vez que fiz, exagerei um bocadinho na quantidade e estraguei tudo... era só gordura!
    está com óptimo aspecto.

    ResponderEliminar
  10. Annocas, já vi o teu comentário no Migas! Com que então a tua moamba fez sucesso! Já tens mais "clientes" para a atacar!Fantástico! Posso candidatar-me a um pratinho, também? :o)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Sou eu outra vez! :o) Lembrei-me que tinhas referido que a mandioca talvez não fosse bem aceite na tua mesa mas confesso que é muito bom! Mesmo os "esquisitos" como o M. gostam...O sabor até me fez lembrar a batata-doce logo, não é muito estranho. Dica: Descascar a madioca e tirar o "pau" que tem no centro. Cozer apenas em água (sem sal).

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Sabes que não sou só eu que ando imparável... tu também!!! A fazer moamba e tudo, muito bem... Adorei!
    Quanto ao bolo de cenoura, é mesmo 100% em sabor e 100% de saudável. Destes, os miudos podem comer até terem uma overdose de cenoura... A sério, aos poucos habituei-me a usar a farinha integral e só não uso 100% por causa do A.. os bolos ficam de facto bons mas com um sabor diferente. Mas estou no bom caminho...A FRUTOSE, NÃO NOTEI NADA!! Ou seja, sabe a açucar normal...
    Experimenta e opina, tá???? Beijoca enorme, desculpa não ter aparecido mas não tenho tido grande tempo...

    ResponderEliminar
  13. dA Próxima avisa que eu mando aí o meu marido.Eu nunca fiz mas há um restaurante que tem uma cozinheira africana que a faz muito bem. E ele vai lá muita vez.
    O aspecto está óptimo e deve ter ficado uma delícia.
    boa semana

    ResponderEliminar
  14. Já me voltei a babar com a receita do teu pai, bem...
    NÃO ÉS NADA CHATA!!!! Não digas isso que até me deixas doente, a sério...
    Tanto a frutose como a farinha integral podes comprar no pingo doce de campolide... ao pé dos produtos naturais. Senão, podes sempre ir dar uma bela duma voltinha às Amoreiras e comprar na Terra Pura, mas dá-me ideia que é mais caro...
    Beijocas cor de laranja

    ResponderEliminar
  15. Desculpem lá meter a colher! Não sei onde mora a Anna, mas frutose e farinha integral não se compra só em campolide/amoreiras, vende-se em qualquer loja do Celeiro e até no Continente (passo a publicidade, mas eles agoram tem uma área, a que chamam saúde, que tem muitos produtos integrais e afins). Bjs para as 2 Anas (Anna e Anette)

    ResponderEliminar
  16. Bom uma receita da minha terra - Sim também eu sou Angolana :)

    A minha mãe também faz e fica mesmo espectacular :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  17. Hummmm Aninha o que me foste lembrar, uma receitinha que eu adoro e que nunca me aventurei a experimentar, quem sabe não é desta!

    ResponderEliminar
  18. Mais do que aprovada!!!
    Eu, tal como a Migas, também sou angolana e estou ainda familiarizada com alguns sabores de lá! E há uns tempos fiz esta receita e publiquei-a no Petiscos aquando do famoso concurso com quiabos.. e deixa que te diga que adoro este prato.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  19. Adoro Moamba de galinha, mas costumo pôr quiabos que adoro e corguetee também calda de moamba que se vende já feita e que fica espectacular.e sempre com o maravilhoso funge. BJS

    ResponderEliminar
  20. Peço imensa desculpa, à autora do blog e que cozinhou este prato, mas pelo que vejo da foto, isso está muito longe de ser moamba. E tenho a certeza que a própria Migas sabes disso. Para começar faltam os quiabos e a cor típica da moamba de galinha que se deve ao óleo de palma.
    Acho louvável que tenha tentado, mas isso não é moamba. E mais, para a próxima experimentar comer com funge. Comer com arroz é uma desgraça:)
    Espero que não fique ofendida, mas sou angolana e sei bem como se faz moamba!
    Abraços!

    Sibilia

    ResponderEliminar
  21. Eu e os meus adoram a moamba de galinha, mas essa receita falta, os kiabos, corgetes, e acompanha com funge que é o essencial da moamba. Continuem a fazer que cada vês vos vai saber melhor.Boas comezainas

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.