domingo, 16 de janeiro de 2011

Xaputa Frita com Arroz de 3 Cores

Às vezes, a Maria faz-me surpresas... desta vez era uma xaputa à minha espera.
Ela sabe que, cá em casa, é o peixe que não levanta quaisquer reclamações...

Temperei o peixe com sal, enquanto o óleo aquecia.


Passei por farinha de milho branca e fritei no óleo bem quente.
Escorri sobre papel absorvente.


Entretanto, coloquei azeite, alhos picados e umas rodelas fininhas de chouriço num tacho de barro e levei ao lume.
Deixei aquecer bem e o chouriço fritar um pouco.


Juntei, então, 1 tomate maduro em pedacinhos e meio pimento verde e outro meio amarelo em quadrados.


Deitei 1 chávena de chá de arroz, deixei-o absorver o liquido que entretanto se formou e fui juntando água quente aos poucos.
Deixei-o cozer, com o tacho destapado, sem nunca deixar secar completamente.


O prato, lá em cima, não tem pimento verde, porque era o do P e ele, simplesmente,  pesca-o todo...

6 comentários:

  1. A xaputa é um peixe muito gostoso. Quando era mais nova comia muitas vezes, mas depois que a minha visícula avariou, nunca mais comi peixes fritos. Mas confesso que tenho saudades... O teu arroz também ar de 5 estrelas! Ficou bem colorido e apetitoso. Parabéns à cozinheira! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  2. Post cheio de surpresas:
    A primeira é, claro, a xaputa! Pela mão da Maria se esqueceram recentes juras, lol, e logo em Janeiro que é quando o peixinho anda mais "gordo" se é que me entendes! rsrsrsr!
    Bom , eu também o como e não me queixo, só que eu não sou esquisito...
    A segunda surpresa foi esse arroz carolino de tomate e pimento, quase risoto e com chouriço! Garanto que irei experimentar porque consigo imaginar o sabor e sim senhor, deve ser um belo arroz.
    Já a acompanhar peixe não imagino lá muito bem, mas eu nunca digo que não gosto sem antes experimentar.

    ResponderEliminar
  3. Sabia que os utensilios de barro vidrado têm um componente, que é o chumbo, semelhante aos dos caixões? Utilize barro preto sem ser vidrado.

    ResponderEliminar
  4. Anna a tua xaputa ficou uma maravilha eu também gosto muito...um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Ai o peixe frito e logo a xaputa...
    nem houve protestos, aposto.
    Bjos da Joana

    ResponderEliminar
  6. esse arroz deixou-me com água na boca...
    e adorei a tua travessa em forma de peixe (como não podia deixar de ser... eh eh eh)

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.