terça-feira, 13 de novembro de 2007

Almondegas com Hortelã

A Sónia3 do Petiscos é a minha mestra das almondegas...
Antes de a conhecer fazia-as quase todas iguais.
Um grande beijinho para ela...

Num recipiente deitam-se 500 g de carne de vaca picada, 1 cebola picada e refogada num pouco de azeite, 3 fatias de pão de forma passadas por água e bem espremidas para retirar o excesso de água, 1 ovo batido, bastante hortelã picada e sal e a pimenta.

Amassa-se tudo muito bem e formam-se bolinhas (com as mâos) que se rebolam em farinha.

Num tacho prepara-se molho de tomate: refogam-se ligeiramente 2 dentes de alho picados e 1 cebola picada num fio de azeite.

Junta-se 1 pacote de polpa de tomate (200 g) e a mesma medida de vinho branco.

Tempera-se com sal e pimenta.

Colocam-se as almondegas dentro deste molho e deixam-se cozer (uns 15 minutos), em lume brando, agitando o tacho de vez em quando para não pegarem.

Servi sobre massinhas (acho que se chamam Radiattore) cozidas em água e sal.

Só se não gostar nem um pouquinho de hortelã é que a pode trocar por salsa...

26 comentários:

  1. a nossa sónia 3 é uma delicia de pessoa tb gosto muito dela....as tuas almondegas estão um espectáculo...maravvilha...tb tou a fazer uma receitinha k vais ficar encantada...tenho resposta para a tua pergunta lá no meu blog onde comentaste as rodelas de pernil......bjokas minha querida

    ResponderEliminar
  2. Não devias ter-me dito que tinha hortelã...
    Tem um aspecto de cair para o lado... A hortelã fica muito intensa??? Não gosto muito, mas se me pusesses isto para jantar, nem pensava 2 vezes!!! Aliás, perguntava-te de que carne é que eram feitas, primeiro...
    Beijoca enorme,
    hei-de experimentar com soja granulada!!!
    Beijoca gigaaaaaaaaaaaante

    ResponderEliminar
  3. Assim que vi esta receita da Sónia3 fui logo experimentar. ADOREI!!!!! É uma delícia!
    bjs*

    ResponderEliminar
  4. Aninhas já jantei mas ainda ia mais um pratinho das bichinhas que eu tanto gosto adorei.um beijo Natércia...

    ResponderEliminar
  5. anna vai aos petiscos mandei-te uma mp..........bjokas

    ResponderEliminar
  6. Hortelã?! Estou completamente nessa, qual salsa qual carapuça! Ai se apanho a Anette...até parece impossível não gostar de hortelã!

    ResponderEliminar
  7. Anna, excelente proposta. Há coisa melhor que um raminho de hortelã acabado de colher?

    ResponderEliminar
  8. Hummmmmm, almôndegas com hortelã, gostei! Tb vou inovar as minhas...
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  9. Esta tenho que fazer!!!
    Adoro hortelã!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. DA próxima vez, irei colocar hortelã. Gostei da sugestão
    beijinhos
    Goretti

    ResponderEliminar
  11. Oie Anninha!

    O gosto não posso dizer..snif...mas está com uma 'cara'linda!
    Beijinhos pra vc !!

    ResponderEliminar
  12. Menina, eu agora afiquei com fome...

    ResponderEliminar
  13. Huuumm devem ser optimas, eu adoro o gostinho da hortelã.
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Que tentação Anna! Tenho que experimentar as almôndegas com hortelã! Adoro o saborzinho da hortelã! Bjs

    ResponderEliminar
  15. Não trocava a hortelã por nada!

    Estas almondegas devem ter um aroma delicioso.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Humm com hortelã que delícia!! Gostei muito, e servida com essa massinha é tudo bom!! :)

    ResponderEliminar
  17. só de pensar que ainda me falta uma hora para ir almoçar e dei de caras com estas almôndegas... o que é que eu faço agora á minha vida???
    Anna, estás a sair-me melhor que a encomenda, só coisinhas boas neste blog.

    ResponderEliminar
  18. Belo petisco tem um optimo aspecto!Acompanhado com uma imperial! "É de categoria"!
    A.

    ResponderEliminar
  19. As almondegas com hortelã são mesmo fantásticas (se apanho a Anette a jeito, até a ponho a gostar delas... lol).
    Obrigada Sónia.
    Qualquer dia volto a fazer as de arroz e ponho aqui...
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  20. Sou mesmo anti... A D. Hortelã que me perdoe... Olha os talos da couve (lombarda, portuguesa...) congelo-os crus! e depois uso para pures, de sopa ou pure de acompanhamento. Não desperdicio e enriqueces os purés.
    Adoro a massa das almondegas, aonde e que a arranjaste?
    Beijoca grande

    ResponderEliminar
  21. Anna, seu prato ficou soberbo, vou fazer a sua receita, e depois conto o resultado. Mas se ficar pelo menos parecido com o seu vai ser um sucesso.
    http://comernaturalmente.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Que bela sugestão para variar as almondegas. Gostei muito!

    ResponderEliminar
  23. Querida Ana, fico muito contente de ver aqui estas almondegas deliciosas.. mais ainda por saber que gostas e tens repetido.. ficaram lindas ;)
    Como sabes eu costumo fritar, mas em breve tenho que experimentar esta versao em molho de tomate.. também devem ficar uma maravilha.
    As de arroz também sao óptimas.. adoro o molhinho.
    Beijinho grande amiguinha.. :)
    Bjnhs tb prá belinha e carla :)

    ResponderEliminar
  24. Muito boas estas almondegas, Annita! Já não como hortelã à uns anos (a minha mãe punha na canja quando eu era miúda) e lembro-me que gostava. Por isso, era menina para atacar essas bolinhas com pintinhas verdes! :o)

    Beijos

    ResponderEliminar
  25. Só da nossa Soninha, não é?
    Que lindas que ficaram as tuas almondegas!
    Adorei.

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.