quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Lombo Recheado com Ananás e Passas

Era uma vez um lombo de porco...
... e umas passas tristes e solitárias!

Deixei uma mão cheia de passas, numa tacinha, cobertas com brandy toda a noite.

Peguei num pedaço de lombo de porco e dei-lhe 1 golpe a todo o comprimento, até chegar mais ou menos ao meio, sem separar.


Polvillhei o interior com pimenta e sal.

Forrei a parte interior do lombo com rodelas de ananás de lata, cobri os espaços com as passas bem escorridas e depois farripas de queijo mozzarella.


Fechei o lombo com palitos, bem apertadinho.

Temperei-o com sal, pimenta, alhos picados, massa de pimentão e reguei-o com o brandy onde estiveram as passas e igual quantidade do sumo da lata de ananás.

Acrescentei ainda um fio de azeite e umas nozinhas de banha.

Coloquei batatas doces aos pedaços e castanhas em volta e levei ao forno durante 1 hora.

Eu até nem gosto muito de passas, mas assim no meio da carne e todas coladinhas com o queijo derretido, nem sei que lhes diga..

Além disso, o São Martinho está aí a chegar, vivam as castanhas!!!

27 comentários:

  1. Que lindo lombo! Já tinha visto o lombo com ananás, mas nunca recheado, só a cobrir - gostei bastante da idéia e de juntar as passas e castanhas. Vou experimentar para o S. Matinho! (embora as passas... uma noite inteira de molho no brandy não sei se vai correr bem!).

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Adorei este lombo, Anna do meu coração! Como deves calcilar, substutia o lombo por peru ou até mesmo peito de frango ou ainda... uma courgette!!!! Que magnico que isso deve ter ficada!!!
    Beijoca

    ResponderEliminar
  3. A sério, estou maravilhada, que expert que tu me estás a sair, hein? Fantástico lombo... As castanhas ligam lindamente com carne!!!!
    Beijoca enorme

    ResponderEliminar
  4. Era uma vez .... achei ótimo!!!
    E o lombo também!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  5. Bem, que delícia!
    A minha colega apareceu aqui e ficou encantada também com esta receita!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Adoro essa conjugação de sabores doces com o salgado da carne e o ácido do ananás. Um espectáculo!

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Também gosto muito de castanhas com lombo de porco mas só o trabalho de as descascar!!!
    O teu lombo está super apetitoso. Bjs

    ResponderEliminar
  8. vejam bem do que ela se foi lembrar... passas, ananás, lombo....
    a combinação parece-me perfeita e fica um prato com um ar muito chique.... parabéns amiga.

    ResponderEliminar
  9. Fantástico!!!

    O lombo é uma carne que tende a ficar sêca, esta é uma excelente maneira de ultrapassar isso, não é?

    Adorei a batata doce e as castanhas.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. O belo do lombo do porco com castanhas, passas e ananás... A associação é bem porreira. Curiosamente, ontem comprei um lombo (com osso) que está na calha para o jantar de hoje e vai ser com castanhas. Amañhã vou postar no blog...

    ResponderEliminar
  11. Bela receita, agridoce um espectaculo.

    ResponderEliminar
  12. Anna isso é muito para as minhas forças eu adoro o lombo com o ananás mas assim com castanhas ainda não fiz, e já sabes que eu sou tipo a Maria dos lombos e tortas logo sou conhecida assim a Nani já me chama a rainha das abóboras adorei.um beijo Natércia...

    ResponderEliminar
  13. Eu comerica satisfeita da vida, com passas e tudo.

    ResponderEliminar
  14. Excelente Annita!! Que refeição tão saborosa e requintada! Muito chique, hein? Passas nunca vi aqui por isso, "passo" esse ingrediente e acho que vou repetir com o ananás angolano e com um queijito... que dizes? As castanhas é que terão de ficar para Dezembro, quando for a Portugal! Diz-me que ainda há castanhas nessa altura, diz-me, diz-me!! :o)

    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  15. Nossa arrasou Anna, essa fiquei com muita vontade experimentar, eu adoro um leve sabor adocicado na comida.
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pelos comentários tão simpáticos.
    Vou já dizendo que usei castanhas congeladas. São óptimas, já descascadas e disponiveis todo o ano...
    Beijokas para todos.

    ResponderEliminar
  17. Anninha...
    Só vc para conseguir tirar a solidão das passas e alegrar a todos ao mesmo tempo! :]
    Parabéns pelo carinho e capricho!!
    Beijinhos amiga!

    ResponderEliminar
  18. Deve ficar mesmo muito bom, com tantos ingredientes deliciosos, ninguem consegue resistir

    ResponderEliminar
  19. k maravilha este lombinho anna........então com as castanhas melhor ainda........bjokas

    ResponderEliminar
  20. ai, ai!!! que lombinho fantástico, anna!!!!

    ResponderEliminar
  21. Olá , eu pessoalmente
    não sou fã de Lombo, mas o teu tem um aspecto Maravilhoso - Parabéns :)

    ResponderEliminar
  22. Estive aqui a pensar e já decidi: amanhão ao jantar vai haver lombo com castanhas! Mas vou rechear com queijo e bacon (adoro) e até já sei como vou descacar as castanhas: levo-as "ao lume" um pouco com um golpe e mal a veja que já são fáceis de descascar, descasco e meto na assadeira!
    Depois conto se correu bem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Dulce, vou ficar à espera do resultado, hem?
    Tens de contar como correu a operação «descascar castanhas»...
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  24. Está lindo essa peça de lombo! E me encanta muitissimo o uso do abacaxi e da ameixa, delícia!!! :)

    ResponderEliminar
  25. Gosto de sabores agridoces(bem....o meu mal é mesmo é gostar de tudo, à excepção de comidas super picantes)
    Também já publiquei uma receita de porco com ameixas que é uma maravilha.
    Esta sua ,acho que deve ser muito boa também, embora eu também não morra de amores pelas passas de uva.
    Agora castanhas....assadas e fritas, a acompanhar a carne é mesmo uma maravilha.
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  26. delciosa esta receita com certeza, adoro todos os ingredientes ! bj

    ResponderEliminar
  27. Que lindoooo! Este lombo deve ter ficado suculento e com aquele trago de agri-doce... amei!

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.