sábado, 10 de novembro de 2007

Mousse de Castanhas

A minha colega M.ª João fez esta mousse com a ajuda do seu filhote de 5 anos que é o João, um espectáculo de miúdo.
Foram tão queridos que nem se esqueceram da foto para o meu blog!
Obrigada! Beijokas doces para os dois.

Cozeram 400 g de castanhas em água e pouco sal (usaram castanhas congeladas que as outras dão uma trabalheira a descascar).

Escorreram as castanhas e fizeram puré com a varinha mágica (a Maria João diz que é bom deixar um pouquinho de água de cozer as castanhas, para o puré não ficar muito espesso).

Juntaram 150 g de açúcar e 4 gemas e levaram o puré ao lume, mexendo sempre, até as gemas cozerem.

Retiraram do lume e deixaram arrefecer.

Por fim, envolveram 4 claras batidas em castelo.

Garanto que fica deliciosa!

Há quem ache que umas amêndoas laminadas ou avelãs picadas grosseiramente também ficariam muito bem.
É só experimentar!!!
Afinal, é dia de São Martinho...

26 comentários:

  1. tem muito bom aspecto. eu acho que juntava um bocado de mel e nozes partidas...

    ResponderEliminar
  2. Nem sei o que diga! Mousse de castanhas? É mesmo bom!

    ResponderEliminar
  3. Oi amiga, realmente foste uma querida em colocar a minha receita no teu bloguinho. Mas falta as 150 g de açucar , que se junta com as castanhas depois de moidas e vai ao lume um pouquinho. Beijos melosos do João e da João...

    ResponderEliminar
  4. Já corrigi... Não fui eu quem fez, fui logo apanhada, já viste?
    Obrigada pela ajuda!
    Beijokas e até amanhã.

    ResponderEliminar
  5. anna, amigas dessas também eu queria.. vou já fazer um ultimato ás minhas amigas: ou fazem doces com fotos para eu publicar no blog ou senão vai tudo corrido á vassourada..LOL
    esta mousse deve ter ficado um espanto

    ResponderEliminar
  6. Uma excelente alternativa ao creme que fiz noutro dia...até porque as minhas claras foram para o lixo . Ao menos nesta receita não há cá desperdícios.

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Nunca me delicie com esta mousse, como adoro castanhas, então ela deve ser demais!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  8. olá

    em 1º lugar obrigada pela tua visitinha lá no meu cantinho dos bolos!!
    vou começar a por as receitas dos bolos, sim!!
    espero contar com a tua visita para ver o novo bolinho que lá está!!

    qt a esta mousse....hum simplesmente fantástica!! ainda á pouco estive com uma amiga e falamos em receitas que poderiamos fazer com castanhas, e esta é sem duvida uma receita a experimentar!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Essa mousse eu bem que comia com muito gosto! Que delícia! Nunca provei doces com castanhas mas agora com esta e com a que a Pipoka publicou...ai ai! As nozes devem ficar-lhe bem!

    Beijos!

    P.S. Fartei-me de rir com o comentário da Risonha! É uma brincalhona! :o)

    ResponderEliminar
  10. Não me parece nada mal, a mousse, não senhora! As minhas amigas também vão passar a fazer fotografias para o meu blog ou acabam-se os lanches!

    Pipoka, claras para o lixo?!? e as receitas de souflé servem para quê? ;-)

    ResponderEliminar
  11. Já me estão a deixar envergonhada, logo eu, que não tenho jeito nenhum para isso...
    É uma mousse bem agradável e leve, podem experimentar, que vão ter uma agradável surpresa...
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  12. huuummmmmm!!
    esses meus olhos maiores que a barriga ficaram animadíssimos com a idéia dO Mousse de Castanhas ;)
    estou é tentando imaginar como deve ser o gosto disso :P
    beijoca! ;*

    ResponderEliminar
  13. Olá, gostei desta receita, é original e lembra muito bem a época das castanhas. Normalmente só as como assadas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Querida Anna bem que tu mereces ter amigas como essa pois tu também és muito amiga do teu amigo adorei a mousse.um beijo Natércia...

    ResponderEliminar
  15. Que delícia de amiga?! Quanto carinho?! Essas coisas fazem mudar por completo nosso dia né?! Você merece é sempre tão querida! :)

    ResponderEliminar
  16. Minha filha mais nova, a Filipa, vai adorar essa receita, ela adora tudo o que leva castanhas.
    No Brasil, quando eu era pequena, o pure de castanha servia para acompanhar pratos finos, tipo lombo assado no formo. Acho que vou fazer um miminho pra Pipa e vou fazer essa receita agora.
    Parabens . bjs

    ResponderEliminar
  17. Que carinho gostoso de sua amiga!
    Ótima receita!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  18. ficou uma delicia ainda vindo de uma amiga com os seus tesouros........... ela melhor ainda...bjokas anocas tu mereces amiga

    ResponderEliminar
  19. Bem que eu gostava de saber se a Filipa gostou da mousse...
    Tenho de experimentar puré de castanhas como acompanhamento, até agora só faço de batata ou maçã.
    Obrigada pelos comentários tão simpáticos...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Sou da opinião que a mousse de castanhas com avelãs picadas e um bocadinho de brandy, fica divinal!
    Alexandre

    ResponderEliminar
  21. Vocês matam-me com estas mousses de castanha...
    Que aspecto tentador!
    Manda, boa? Eu estou pertinho!!!
    Beijoca enorme

    ResponderEliminar
  22. Nunca tinha pensado numa mousse de castanhas mas parece-me uma óptima ideia para fazer hoje mesmo. Obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
  23. bem ja não estamos no são martinho mas é sempr tempo.... e eu vou experimentar esta mousse...

    ResponderEliminar
  24. Deve ser de comer e chorar por mais!
    Adorei!

    ResponderEliminar
  25. oi! só vi este blog hoje, quando fiz uma pesquisa para encontrar uma receita de mouse de castanhas!!! gostei bastante do blog, agradeço a iniciativa e deixo já esclarecido que esta foi a receita escolhida! esta neste momento no frigofifico, pronta para ser servida como sobremesa ai jantar. muito boa! a unica coisa que tenho a apontar é que da proxima vez farei esta deliciosa receita com menos açucar...
    beijinhos, e obrigada!

    paula

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.