domingo, 4 de novembro de 2007

Jantei (com) o Sushi

Não, claro que não fui eu que fiz...
Só quis provar!

Comprei e levei para casa, para não arriscar as figuras tristes no restaurante...

Não posso dizer que fiquei lá grande fã, mas comeu-se bem.

Odiei foi uma mostarda verde que trazia, super picante... (dá para ver uns bocadinhos nos topos da travessa - não se deixem enganar pela quantidade, aquilo é uma bomba!!!!).

O molho de soja é mais ou menos...

O arroz é excelente!

As algas também.

O sabor a cru era mesmo na minha imaginação...

25 comentários:

  1. A Annita provou sushi!!! Ainda bem que a experiência não foi desanimadora e que até gostaste (excepto a pimenta). Ah, para a próxima, cuidado com o gengibre em forma de fatia cor-de-rosa. Segundo o que me informaram tem o efeito de "limpar" o sabor a peixe com que ficas, mas o problema é que mastigado, sabe "terrivelmente" a sabonete! É que a mim, enganaram-me e eu mastiguei... Ai, se a Bolera vê esta tua foto!!

    Beijinhos grandes e bom domingo!

    ResponderEliminar
  2. Podes rir que eu deixo: estranhei muito as fatias cor de rosa, pois sabia que no sushi não há carne e pareciam-me de presunto... claro que mastiguei, mas não foi assim tão terrivel, ficou-se pela surpresa do sabor!
    Obrigada pelo teu carinho sempre presente!
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  3. já me ganhaste.. é que eu ainda não provei sushi. mas tenho vontade de experimentar.
    a tua travessa, como sempre, é linda.

    ResponderEliminar
  4. Qd comecei a ler sorri.

    Eu passo a explicar... a mostarda verde não é para comer assim... mistura-se uns pedacinhos muito pequeninos em molho de soja e é nesse molho que se mergulham os pedaços de sushi e sashimi.

    A mostarda verde chama-se de wasbi e tem cm função (ou tinha) servir cm antídoto para envenenamentos por ingestão de alimentos, daí ser servido com peixe crú desde a era Nara (710-793). Além disso é desinfectante.

    O que está nessas fotos não é só sushi.

    * O sushi podem considerar o peixe por cima do arroz.
    * O sashimi podem considerar os rolinhos de arroz que pode ser recheado de peixe, de pepino japonês, de legumes (vegetariano) etc.

    Os pedacinhos rosa podem ser gengibre fatiado que é tonificante e estomacal neste caso e em outros... quando se ingerem alimentos crus desta natureza.

    Geralmente como sushi num unico restaurante em Alcântara (Lisboa) Confeccionam mesmo à nossa frente e são mesmo japoneses. Os alimentos são de uma frescura impressionante. Não é barato mas não é extremamente caro comparando com outros restaurantes... aqui a qualidade conta e muito.
    Prefiro ir aquele porque é de confiança. Agora confiança não tenho nesses que se vendem nos hipermercados e que estão expostos horas a fio.

    Dias especiais vai de sushi, sashimi e tempura.

    Já agora tempura... por exemplo tempura de legumes... legumes passados por um polme e fritos (mergulhados) em oleo bem quente. É uma fritura muito rápida e já está.

    Nada como acompanhar estes pratos com um sakê (aguardente de arroz) bem geladinha.

    Já me falaram de um servivo de buffett livre num restaurante de um Centro Comercial... sou capaz de experimentar.

    Podia estar aqui horas a escrever sobre sushi mas ninguém acabaria por ler tudo rsrsrsrsrsrs :)

    Mas recomendo aventurarem-se a experimentar ;)

    ResponderEliminar
  5. Já falamos sobre esse tema , mas aqui em casa disseram logo " NEM PENSAR"

    ResponderEliminar
  6. eu tb ainda não provei sushi...tb me mete um pouco de impressão.....mas nunca se sabe se um dia destes...........bjokas annocas

    ResponderEliminar
  7. Wasabi é só um tempero, para comer só um tiquinho... senão, virá com lágrimas nos olhos, com certeza!!!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  8. Anna ainda bem que se come se não tinhas era ficado com fomeca mas está lindo.um beijo Natércia...

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de comida japonesa. Mas nunca me aventurei a fazer (e acho que nunca me aventurarei)... beijinhos

    ResponderEliminar
  10. A fazer também não...
    Mas já posso dizer que provei!
    Obrigada pelos comentários.
    Nogueira, respondi no seu blog.

    ResponderEliminar
  11. Anna,

    Tu és uma valente! 1.º porque existem imensas pessoas que nem se atrevem a experimentar, tu aventuraste-te (e não é a 1.º vez pois estou-me a lembrar do frango à angolana da migas) Em 2.º lugar, porque comer wasabi assim só com muita valentia...olha que eu gosto de picante, mas...

    Muitos beijinhos

    PS - o sushi e o sashimi são como o célebre slogan do Fernando Pessoa "Primeiro estranha-se, depois entranha-se".

    ResponderEliminar
  12. Anna,

    agradeço a tua resposta lá no blogue...mas longe de mim ficar com os louros da receita da farófia, pois foi ela quem fez o bacalhau. :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. PS 2 - Estou muito curiosa em relação à tua experiência com a galinha zambeziana!

    ResponderEliminar
  14. humm... é taum bommm :-P

    o wasabi é deveras picante... eu não aprecio :-/ é demasiado forte.

    ResponderEliminar
  15. Vês, eu disse-te que era bom!!! Eu adoro!!! Ainda há 2 semanas fui a um restaurante tipo buffet de sushi, olha, ia-me dando uma coisa de ver tanto sushi junto...
    Também não gosto do wasabi... Outra coisa em comum...
    Beijoca enorme
    Ah! Viste ao Japonês das twin towers???

    ResponderEliminar
  16. Essa comida pra mim é assim ou ama ou odeia (risos). Mas tem algo que creio ninguém pode descordar é linda não é?! :)

    ResponderEliminar
  17. Recebi de prenda de aniversário, uma esteira de enrolar sushi, um dia destes aventuro-me!!!

    ResponderEliminar
  18. Eu gosto de comida japonesa desde que não tenha peixe cru, rsrsrs
    Adoro sushi mas sem os ditos peixes.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  19. Anninha,
    Amei sua visita!!
    E vc tá muito chique hein?! Jantando com orientais...rs...
    Eu tb não comia sushi até vir morar em São Paulo, mas aqui vc aprende comer até o que nem imagina...:]
    Volta mais vezes pra gente tomar um 'cafezin com pãozin' como dizem os Mineiros...:D
    Beijinhos procê!!

    ResponderEliminar
  20. Anna, respondendo a msg no meu blogg... o restaurante tem o nome (acho q se escreve assim) Oseki e salvo erro a rua é Vieira da Silva. Quem atravessa a linha do comboio é a primeira ou a segunda do lado direito a seguir ao banco espirito santo. Tem mais um restaurante japones nessa rua ou nas traseiras mas esse ficou-me na memória e é onde sempre vou/vamos. Tb têm take away se n estou errado.
    Devo la ir no final no mês outra vez.

    ResponderEliminar
  21. Servis-te-me de inspiração...Hoje que é um dia especial....
    Vou fazer um jantar especial....inspirado por ti.

    Jokinhas e obrigada! Ana Teresa

    ResponderEliminar
  22. Pois, eu é que ainda não tive a tua coragem!
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Eu adoro Sushi!!! Não sei fazer mas sempre que posso vou comer a um restaurante cá em Coimbra:
    http://www.restaurantejapones.blogspot.com/
    É uma delícia!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Agradecido pela dica do tal restaurante :)

    ResponderEliminar
  25. O molho de soja é a unica coisa que aprecio... nunca comi sushi, mas sinceramente não me aflige nada!
    Um dia... quem sabe.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Bem vindos(as)!
Obrigada pela visita e também pelo comentário.